Por Jogando Juntos Em Regional

São José está de luto por técnico de conquistas na história do time

Nicanor de Carvalho veio na primeira vez como preparador físico

reparador físico e técnico do São José na gloriosa década de 80, Nicanor de Carvalho morreu na tarde de segunda-feira, em Campinas. Aos 71 anos, sofreu três paradas cardíacas quando internado por causa de uma crise de diabetes. No Vale do Paraíba, também teve uma rápida passagem pelo Taubaté.

Em 1977, com o técnico Oswaldo Brandão, Nicanor de Carvalho entrou para a história do Corinthians, conquistando o Paulistão e cortando a histórica fila corintiana de quase 23 anos sem título. Assim, deixou de ser um ex-ponteiro-direito e passou a ser visto como um preparador físico competente, pelo conhecimento profissional e a facilidade de criar um bom relacionamento com os colegas de comissão técnica e jogadores.

Subindo pela primeira vez à divisão de elite do Campeonato Paulista em 80, o São José contratou o técnico José Macia, o Pepe, ex-ponteiro esquerdo do Santos na época de Pelé. Junto, também investiu em Nicanor de Carvalho para a preparação física do elenco.

Alguns dias antes da abertura do Paulistão 81, que começou no final de abril, Pepe recebeu uma proposta do Atlético Mineiro e foi liberado para sair e trabalhar em Minas Gerais. Interinamente, Nicanor de Carvalho assumiu o cargo e comandou o time nas três primeiras rodadas, com três empates: 1 a 1, Portuguesa, em casa; 1 x 1, Corinthians, no Pacaembu e 1 a 1, Noroeste, em Bauru.

O experiente técnico Elba de Pádua Lima, o Tim, foi contratado e Nicanor de Carvalho voltou à função original de preparador físico. Tim dirigiu o São José somente por três rodadas, porque foi levado pela Seleção do Peru em um momento de definições das Eliminatórias da Copa Mundo de 82, na Espanha. Tim classificou os peruanos.

O técnico Ilzo Nery veio para o lugar de Tim e ainda durante o Paulistão foi dispensado. O lateral-direito José Maria Fidélis encerrou a gloriosa carreira de jogador e começou a de treinador, assumindo o time. O São José decidiu o segundo turno contra o São Paulo, e perdeu. O Tricolor foi às finais e ganhou o título superando a Ponte Preta, campeã do primeiro turno.

Como técnico

Nicanor de Carvalho virou técnico e voltou ao São José em 87. O novo presidente Pedro Yves Simão, diretor de futebol em 81, sugeriu Nicanor e contou com a aprovação do vice-presidente de futebol Diede Lameiro.

Na temporada, Nicanor de Carvalho dirigiu a equipe em três amistosos e nos 26 primeiros jogos dos 41 do longo campeonato da Divisão Intermediária, a atual Série A-2. Em setembro, uma apática atuação do time em um 0 a 0 como visitante da desativada Esportiva de Guaratinguetá provocou a troca de treinador. Vail Motta veio para o cargo e saiu depois do acesso alcançado ao Paulistão 88.

Em 90, Nicanor voltou à região, contratado pelo Taubaté durante o Paulista da Série A-2. A respeito, o cronista esportivo e historiador Moacir dos Santos publicou o seguinte texto:

Nicanor de Carvalho estreou no comando técnico do E. C. Taubaté, substituindo Henrique da Silva Passos, na em 02.09., na 1ª rodada da 3ª Fase do Campeonato Paulista Divisão Intermediária, empatando com a AE Araçatuba (1X1) no Estádio Adhemar de Barros em Araçatuba.

Deixou o comando da equipe na 6ª rodada em 26.09, na derrota (0X1) para a mesma AE Araçatuba no Estádio Joaquim de Morais Filho. O curioso é que em seu lugar retornou o treinador Henrique da Silva Passos.

ct_836

Na foto (Arquivo PontePress), Nicanor de Carvalho na Ponte Preta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.