Por Jogando Juntos Em Regional

São José Basketball já conhece a tabela das finais da Liga Ouro

Disputa contra o Corinthians vale acesso ao NBB do segundo semestre

O São José Basketball já conhece a tabela das finais da Liga Ouro, a competição que promoverá o campeão ao Novo Basquete Brasil 2018/19. Como o Corinthians conseguiu a melhor campanha da fase de classificação, terá o direito de até três jogos em casa no playoff de melhor de cinco.

O São José, com a segunda melhor campanha, disputará os dois jogos iniciais como visitante e o primeiro será no sábado, no Parque São Jorge. O reencontro com a torcida, para o terceiro jogo, virá no dia 20, uma quarta-feira.

O departamento de comunicação da Liga Nacional de Basquete divulgou a tabela no seguinte texto:

Após quase quatro meses de competição, a Liga Ouro 2018 chegou a sua grande decisão. Equipes com as melhores campanhas da fase de classificação, Corinthians e São José Basketball decidirão o título do campeonato de acesso ao NBB CAIXA a partir do próximo sábado (16/06), às 20h30 (de Brasília), no Ginásio Wlamir Marques.

Para chegar até a decisão, o Corinthians fez uma campanha invejável, com o melhor ataque da competição (81,1 pontos por jogo). Na fase de classificação foram 14 resultados positivos e apenas dois negativos, enquanto que nos playoffs, 3 a 1 na fase semifinal diante do Macaé Basquete. No confronto direto contra os joseenses, duas vitórias (83 a 76 e 72 a 69).

Se o alvinegro tem o melhor ataque de toda competição, o São José apresentou a melhor defesa até chegar às Finais, com média de 63,3 pontos sofridos por partida. Na fase de classificação foram 12 vitórias e quatro derrotas para a equipe joseense, que nos playoffs ‘varreu’ o confronto semifinal contra o Londrina/Unicesumar, por 3 a 0.

Os jogos

Confira o calendário completo das Finais da Liga Ouro 2018:

Jogo 1 – 16/06 (Sábado), às 20h30, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo

Jogo 2 – 18/06 (Segunda-feira), às 20 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo

Jogo 3 – 20/06 (Quarta-feira), às 20 horas, no Ginásio Linneu Moura, em São José

Jogo 4* – 22/06 (Sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio Linneu Moura, em São José

Jogo 5* – 24/06 (Domingo), às 18 horas, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo

*Se necessários, porque um playoff de até cinco jogos pode ser fechado no terceiro.

Sobre a partida que definiu a classificação joseense, a terceira contra o Londrina, o departamento de Comunicação da Liga Nacional de Basquete apresentou o seguinte texto.

Após uma trajetória de quase três meses, as Finais da Liga Ouro 2018 estão definidas. Na noite de quinta-feira (07/06), o São José Basketball foi até o Ginásio Moringão, e com um terceiro quarto arrasador, superou o Londrina/Unicesumar, por 69 a 60, e fechou a série semifinal com vitória por 3 a 0.

Após voltar do intervalo com dois pontos de desvantagem (34 a 32), o São José deu grande passo para o resultado positivo no terceiro quarto. Com uma defesa sólida, que permitiu apenas nove pontos ao Londrina, os comandados de Paulo César conseguiram trabalhar com confiança no ataque e tiveram seu melhor desempenho ofensivo durante todo o jogo, com 21 pontos na parcial. Nos minutos finais, os donos da casa chegaram a encurtar a diferença para uma posse de bola (58 a 55), mas com cestas importantes de Hélio, os joseenses retomaram o controle do jogo e confirmaram a vitória.

Em quadra por quase 32 minutos, Hélio foi o grande destaque joseense na noite. Pontuando em todos os quartos, o armador foi fundamental principalmente no decisivo. Após o Londrina diminuir a diferença para três pontos, com quase três minutos por jogar, o camisa 5 converteu uma bola de 3 pontos, seguida por uma de 2, e trouxe de volta tranquilidade para os visitantes. Ao todo, foram 16 pontos, dois rebotes e sete assistências para o jogador mais eficiente em quadra, com 18 de valorização.

Vindo do banco de reservas e formando a dupla de armação ao lado de Hélio durante muitos minutos, Alexandre Pinheiro, o Xande, foi o outro nome fundamental para o São José neste Jogo 3. Foram seis faltas recebidas pelo camisa 7, que foi à linha do lance livre dez vezes, converteu nove, e deixou a quadra com 14 pontos, cinco rebotes, duas assistências e dois roubos de bola.

A força do elenco

Além dos dois armadores, o time joseense contou com colaboração significativa de vários outros nomes em seu elenco. Márcio Dornelles somou nove pontos, sete rebotes e quatro roubos de bola; Rafa Moreira e Atílio contribuíram com oito pontos cada; Douglas Nunes esteve em quadra por 34 minutos e foi responsável por sete pontos e oito rebotes; e Feliciano, o Feliz, ajudou com seis pontos anotados.

Pelo lado londrinense não faltou entrega também. Motivado desde o primeiro minuto, o time da casa levou a melhor em três dos quatro quartos e ficou bem perto de um resultado salvador. Destaque para as atuações de Servelin, com 12 pontos, Nathal, com dez pontos, seis rebotes e três assistências, Luizinho, com dez pontos, e Pezão, responsável por oito pontos e seis sobras.

cx_860

Na foto (de Arthur Marega Filho/São José Basketball), o uruguaio Giano sobre entre marcadores do Londrina no jogo que valeu vaga na decisão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.