O Taubaté já começa a pensar em reabilitação no Paulista da Série A-2, porque o campeonato tem rodada na quarta-feira e com mais uma partida em casa, às 20h, contra o Atibaia. A derrota de domingo para o Linense custou a vice-liderança, derrubou o time para a quinta colocação e com apenas dois pontos dentro da zona de classificação.

Na manhã de domingo, no Joaquinzão, uma vitória manteria o Taubaté ao lado do Rio Claro e somente atrás do líder Água Santa de Diadema. Aos 5 minutos do segundo tempo, um gol de cabeça do zagueiro Cesinha encaminhava o time para o resultado desejado. “Mas deixamos de aproveitar o bom momento, com aalgumas descidas que nos dariam um segundo gol”, disse o técnico taubateano Marcelo Martelotte.

O Linense vinha jogando bem e soube virar o placar fazendo gols aos 19 e 26 minutos. Assim, fora de casa, aproveitou o confronto direto para ultrapassar o Taubaté na pontuação, tirando uma desvantagem de dois e abrindo uma de um.

No mesmo horário, em Santos e também de virada, o Água Santa venceu a Portuguesa Santista por 2 a 1 e sustentou a liderança isolada. O Rio Claro já havia ultrapassado momentaneamente o Taubaté no sábado à noite.  Recebendo o Atibaia, próximo adversário dos taubateanos marcou 3 a 1 em outra virada de placar.

Com os demais resultados, a sexta rodada deixou a seguinte classificação: 1º – Água Santa (16 pontos); 2º – Rio Claro (13); 3º – Linense e XV de Piracicaba (11); 5º – Taubaté, Portuguesa Santista e Santo André (10); 8º – Juventus (9); 9º – Internacional de Limeira (8); 10º – Nacional (6); 11º – São Bernardo, Votuporanguense, Atibaia e Portuguesa (4); 15º – Penapolense (3) e 16º – Sertãozinho (2).

Os 16 times estão se enfrentando em turno único de 15 rodadas. Os oito melhores avançarão ao mata-mata das quartas de final em cruzamento olímpico: 1º colocado x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º. Os dois últimos serão rebaixados à Série A-3 e os outros seis, eliminados. Mais adiante, os dois finalistas subirão para a Série A-1 de 2020.

Como a melhor campanha valerá o direito de ir à reta final de mata-matas com a segunda partida em casa, o Água Santa e o Rio Claro estão em vantagem. Linense e XV de Piracicaba também seriam mandantes na rodada de volta das quartas de final. Taubaté, Portuguesa Santista, Santo André e Juventus, os visitantes.

Na posição mais próxima da zona de classificação, a Inter de Limeira está isolada na nona colocação, mas somente a um ponto do Juventus e a dois de Taubaté, Portuguesa Santista e Santo André. Consequentemente, o G8 poderá ter uma mudança  neste meio de semana.

Rodada e time

Os jogos desta quarta-feira, pela sétima rodada: Taubaté x Atibaia (20h), Água Santa x Santo André (16h), Penapolense x Rio Claro (20h), Linense x Portuguesa (20h), Portuguesa Santista x XV de Piracicaba (20h), São Bernardo x Juventus (19h30), Inter de Limeira x Votuporanguense (20h) e Nacional x Sertãozinho (16h).

No Taubaté, é provável que o atacante Caio Mancha e o meia-atacante Elias possam voltar depois de vetados por contusão. O zagueiro Ferron, que reapareceu entre os reservas para o caso de necessidade contra o Linense, também seria opção.

cs_033

Na foto (de Bruno Castilho/EC Taubaté), Moradei, Ricardinho, Juninho e um jogador do Linense.