Por Jogando Juntos Em Regional

Próximo adversário do São José abre o returno da Liga Ouro de Basquete

O Unifacisa joga nesta sexta-feira no Rio e virá à região no domingo

O returno da fase inicial da Liga Ouro de Basquete começará nesta sexta-feira com dois jogos. Em um deles estará envolvido o Unifacisa, o próximo adversário do São José, domingo, às 18h, no Linneu de Moura. A estreia do uruguaio Giano é preparada pelos joseenses, que na pontuação dividem a liderança com o Corinthians.

Na competição que promoverá o campeão ao Novo Basquete Brasil (NBB) 2018/2019, os nove times estão se enfrentando em turno e returno. Os dois primeiros colocados avançarão direto às semifinais e os outros dois semifinalistas surgirão dos confrontos do terceiro colocado contra o sexto e do quarto contra o quinto.

No domingo passado, o primeiro turno foi fechado em São José dos Campos. O até então líder e invicto São José recebeu o vice-líder Corinthians e perdeu 76 a 83. Consequentemente, o time corintiano passou a ser o primeiro colocado por conta da vitória no confronto direto.

A classificação do primeiro turno terminou assim: 1º) Corinthians e São José – 15 pontos; 3º) Londrina – 14; 4º) Unifacisa – 13; 5º) Macaé – 12; 6º) Blumenau e Brasília – 11; 8º) Brusque – 9 e 9º) Cerrado – 8.

O returno começa com os dois jogos desta sexta-feira. O Unifacisa, de Campina Grande, está saindo da Paraíba para visitar o Macaé, no Rio de Janeiro, às 19h30. Depois, virá a São Paulo para enfrentar o São José. Em Brasília, às 20h, o Cerrado recebe o Brusque, de Santa Catarina. E na outra partida de domingo, o time brasiliense terá a visita do também catarinense Blumenau.

Contratações

O final do primeiro turno também fechou o prazo para a contratação de reforços. O São José já havia anunciado o armador uruguaio Emiliano Giano que vinha disputando o NBB pelo paranaense Campo Mourão. O jogador não estava com a documentação regularizada para estrear contra o Corinthians e agora deverá ser novidade no domingo.

O departamento de Comunicação da Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou o seguinte texto sobre os reforços inscritos para o returno da Liga Ouro.

Quatro equipes da Liga Ouro 2018 se reforçaram com atletas do NBB CAIXA. Antes do fim do prazo para inscrição de atletas da competição, BRBCARD/Brasília Búfalos, São José Basketball, Corinthians e Brusque apresentaram jogadores que disputaram a fase de classificação da divisão de elite do basquete nacional, todos pelo Campo Mourão.

O prazo de inscrições de atletas da Liga Ouro 2018 se encerrou no dia 29 de março. Depois do início da competição, as equipes podiam inscrever até quatro atletas do NBB CAIXA, sendo que apenas um deles poderia ter mais do que 22 anos (nascidos em 1995). Agora, todos os elencos estão fechados.

O Brasília Búfalos anunciou dois novos nomes. Um deles foi o “repatriado” pivô Daniel Alemão, ex-Campo Mourão, que retorna à capital federal, onde atuou pelo UniCEUB/Brasília na nona edição do NBB CAIXA.

Já na atual temporada, pelo Campo Mourão, Alemão participou de 20 partidas e registrou médias de 5,5 pontos e 5,6 rebotes. Antes, além do Brasília, o experiente atleta de 34 anos passou por Limeira, Mogi e Rio Claro.

O outro reforço da equipe candanga foi o ala norte-americano Louis Munks, de 27 anos. O jogador disputou a última temporada pelo Deportivo Caleros (BOL) e somou expressivas médias de 20,7 pontos, 7,3 rebotes e 5,0 assistências na fase preliminar Liga Sul-Americana 2017.

O terceiro novo nome do Brasília Búfalos é o ala norte-americano Wesley Russell, campeão da Liga Ouro 2017 pelo Botafogo. Na campanha do título botafoguense, “Wes”, de 25 anos, registrou médias de 9,5 pontos, 4,8 rebotes e 2,1 assistências, com direito a atuação de 31 pontos em um jogo contra Joinville.

No São José

O São José Basketball também não perdeu tempo e anunciou a chegada do armador uruguaio Emiliano Giano, também vindo do Campo Mourão. Aos 28 anos, o atleta foi contratado pelo time paranaense ainda com o NBB CAIXA e obteve médias de 9,7 pontos e 3,9 assistências nas 15 partidas disputadas.

Curiosamente, Giano foi o quinto atleta do Campo Mourão contratado pelo São José para a Liga Ouro. Os demais foram os pivôs Douglas Nunes e Atílio, o ala Márcio Dornelles e o armador Hélio – todos deixaram a equipe mourãoense antes do término da fase de classificação do NBB CAIXA.

O Corinthians foi outro a absorver um atleta do Campo Mourão para o segundo turno da Liga Ouro: o ala Vinícius Pastor. Na presente edição do NBB CAIXA, o atleta de 28 anos registrou médias de 10,8 pontos, 4,7 rebotes e 1,3 assistências em 24 partidas.

Em seu currículo, Pastor carrega um título de campeão da Liga Ouro 2014 pelo Rio Claro. Além disso, também teve passagens de NBB CAIXA por São José e Paulistano.

E por fim, o Brusque também contratou um integrante do Campo Mourão para a Liga Ouro. Trata-se do experiente ala/armador Rodrigo Biro, de 31 anos. O jogador foi contratado pelo time mourãoense para a reta final da fase de classificação do NBB CAIXA e disputou 12 partidas.

Ao longo de sua carreira, Biro tem passagens COC Ribeirão Preto, Limeira e Brasília, onde foi campeão da edição 2009/2010 do NBB CAIXA. Além disso, disputou a Liga Ouro 2017 pelo Contagem Towers (MG) e teve o Basquete Osasco como último clube antes de acertar com Campo Mourão.

cz_368

Na foto (de Arthur Mareg Filho/São José Basketball), um treino dos joseenses no ginásio Linneu de Moura, para a primeira partida do returno, no domingo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.