Por Jogando Juntos Em Regional

Paratletismo joseense forma equipe com quase 70 competidores

O grupo participará do Circuito Paulista para deficientes visuais

Para a disputa da 3ª Etapa do Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais, neste sábado, uma equipe de 69 paratletas joseenses partirá rumo ao Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Apoiados pela Prefeitura, formam um grupo com seis competidores do programa Atleta Cidadão.

O evento, organizado pela Federação Paulista de Desporto para Cegos e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, vai promover disputas em seis modalidades: futebol de 5, natação, atletismo, xadrez, judô e goalball. São José só não participará da disputa de futebol. Os jogos começam às 8h e devem seguir até as 18h.

Nesta etapa do circuito, as modalidades atletismo e natação terão provas também para deficientes físicos. Os índices obtidos valerão para os participantes que buscam espaço na 1ª fase do Campeonato Brasileiro das modalidades. Em ambas, os resultados são válidos também para o ranking nacional, o que garante direito à bolsa atleta aos participantes classificados entre os três primeiros colocados de suas categorias.

Nos outros esportes os resultados vão contar pontos para os rankings estadual e nacional correspondentes. O torneio terá a participação de aproximadamente 700 paratletas de todo o Estado.

O Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo está localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5.

Ainda sobre o evento

O departamento de Comunicação da Federação Paulista de Desporto para Cegos destaca a competição no seguinte texto:

Criado para desenvolver e fomentar o esporte inclusivo no estado de São Paulo, o Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais chega à 3ª e última etapa neste sábado, dia 07, com mais de 500 atletas inscritos. A competição, que é organizada pela Federação Paulista de Desporto para Cegos (FPDC), volta a concentrar provas das seis modalidades atendidas pela entidade, de forma simultânea, em um único dia.

“Nosso evento é considerado um dos maiores do cenário paradesportivo brasileiro, justamente pelo formato de disputa. Desde setembro do ano passado, quando realizamos a 1ª etapa, seguimos primando pela qualidade e excelência da competição, com local adequado às práticas desportivas, segurança e arbitragem qualificada. Tudo isso contribuiu para outros ganhos que fortalecem o projeto, como a classificação para uma etapa nacional (do Circuito Loterias Caixa), que vem acontecendo desde a 2ª etapa”, comenta o presidente da FPDC, Robson Panobianco.

Envolvendo diretamente mais de 800 pessoas (entre atletas, comissão técnica, staff e arbitragem), o Circuito inclui a deficiência física em duas de suas modalidades: atletismo e natação. Em ambas, os resultados são válidos também para o ranking nacional, o que garante direito à bolsa atleta aos participantes classificados entre os três primeiros colocados de suas categorias.

“E para consagrar ainda mais o Circuito, conseguimos para essa etapa uma classificação para o ranking internacional de xadrez”, comemora o dirigente. “Frente à essa confiança por parte dos órgãos superiores de organização do paradesporto, no que tange o credenciamento das nossas competições e homologação de nossos tempos e marcas, nossos eventos passam a dispor de ainda mais credibilidade”, completa ele.

Viabilizado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, o Circuito Paulista de Esportes para Deficientes Visuais conta com patrocínio da ADITYA BIRLA, WOODBRIDGE BRASIL e GRUPO BAUMINAS, e apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV).

A promotora, a Federação Paulista de Desportos para Cegos (FPDC), é uma sociedade civil – de caráter desportivo e paradesportivo – sem fins econômicos. Fundada em 30 de outubro de 2004 na cidade de Santo André (SP), a FPDC congrega as entidades do Estado que trabalham com o fomento ou promoção de atividades, sendo então o órgão soberano na gestão e direção de diversas atividades no universo desportivo de São Paulo.

cz_367

Na foto (Divulgação/PMSJC), um jogo da equipe joseense de goalball.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.