Por Jogando Juntos Em Regional

Paratletismo de Taubaté volta a corresponder em circuito importante

Competidores foram a São Paulo e retornaram com 14 medalhas

O fim de semana foi mais do que vitorioso para a equipe de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté (SP). A equipe esteve em ação na 1ª etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo, principal evento brasileiro da modalidade, onde estiveram reunidas as maiores estrelas do Brasil.

Em dois dias de disputas (02 e 03/06) na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP), os taubateanos conquistaram um total de 14 medalhas – 10 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.

Dentre os ótimos resultados obtidos pela equipe, destaques para dois Recordes Internacionais. No Arremesso de Peso, classe F53, André Rocha mostrou que é o maior nome da prova no mundo, e novamente quebrou o Recorde Mundial. Competindo no sábado, ele cravou 8,81m em sua melhor tentativa, e melhorou o recorde que já era dele próprio, conquistando o Ouro e confirmando sua superioridade sobre os adversários arremessando o peso de 3 Kg.

No domingo, o paratleta Rafael Mateus quebrou novamente o Recorde das Américas no Lançamento do Club, que também era dele próprio. Em sua melhor tentativa, Rafael alcançou 27,80m. Com o resultado, ele confirma seu domínio em território brasileiro, bem como mostra sua força como principal lançador do continente americano, e é nome de peso para defender o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, Peru, em 2019.

Nas pistas, destaque para o velocista Rogério Lima, classe T53, que disputou quatro provas e subiu ao pódio em todas elas. Ele foi Ouro nos 100m, 400m e 800m rasos. E Bronze nos 200m rasos.

Alessandro Silva (classe F11) trouxe um ouro no Lançamento de Disco e Prata no Arremesso de Peso.

No Salto em Distância, Michel Gustavo (classe T47) foi Ouro. Também no Salto em Distância, Jaqueline de Oliveira (classe T37) foi Ouro, e nos 100m rasos conquistou o Bronze.

Rammon Duarte (classe F37) também foi bem nas provas de força, e conquistou Ouro no Lançamento de Disco e Prata no Arremesso de Peso.

E o jovem Geovane de Melo (classe T20), foi o 5º colocado nos 1500m.

“Os resultados foram muito bons, e esta etapa nacional do Circuito Loterias Caixa já valeu para os critérios de entrada para a participação nos Jogos Parapan Americanos de Lima, em 2019. Com isso, nosso time já desponta como uma força do país, com pelo menos 5 paratletas em reais condições de serem convocados para representar o Brasil no ano que vem.”, explicou o treinador do Programa Esporte Para Todos, Guto Nascimento.

A 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo será realizada em 4 e 5 de agosto, novamente no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Os resultados dos taubateanos na etapa

André Rocha (classe F53)
Arremesso de Peso (Ouro, 8,81m – Recorde Mundial)
Lançamento de Disco (Ouro, 22,07m)

Alessandro da Silva (classe F11)
Arremesso de Peso (Prata, 12,41m)
Lançamento de Disco (Ouro, 41,32m)

Michel Gustavo (classe T47)
Salto em Distância (Ouro, 6,53m)

Rogério Lima (F53)
100m (Ouro, 17s26)
200m (Bronze, 30s99)
400m (Ouro, 57s51)
800m (Ouro, 1min57s)

Jaqueline de Oliveira (classe F37)
Salto em Distância (Ouro, 3,58m)
100m (Bronze, 16s40)

Rafael Mateus (classe F31)
Lançamento do Club (Ouro, 27,80m – Recorde das Américas)

Rammon Duarte (F37)
Arremesso de Peso (Prata, 11,69m)
Lançamento de Disco (Ouro, 45,46m)

Geovane de Melo
1500m (5º, 4min28s54)

A competição

O Circuito Brasil Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.

cx_922

Na foto (de Leandro Martins/CPB/Mpix), Rogério Lima em uma das disputas dos três ouros conquistados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.