Por Jogando Juntos Em Regional

Paratletismo de Taubaté abre temporada de competições

O time continua com os grandes conquistadores do ano passado

A temporada 2019 do Paratletismo brasileiro começa oficialmente para a equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté, neste fim de semana. Nos dias 23 e 24 de fevereiro, sábado e domingo, será disputada a Etapa Regional do Circuito Brasil Loterias Caixa de Paratletismo, com as disputas acontecendo na pista do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

O time taubateano embarca para a disputa com uma grande delegação, composta por 18 paratletas, divididos entre velocistas, saltadores, fundistas e lançadores.

Os destaques ficam por conta de Rafael Mateus, atual Recordista Mundial do Lançamento do Club, que estará em ação neste fim de semana.

Outro nome de peso que compete é Alessandro da Silva, que terminou 2018 como Recordista das Américas e segundo melhor do Mundo no Arremesso de Peso, e no Lançamento de Disco, também detém o Recorde das Américas e também encerrou a temporada passada em segundo no Ranking Mundial.

Entre as mulheres, Julyana Cristina é um dos destaques, tendo terminado 2018 como a quarta melhor do Ranking Mundial no Arremesso de Peso e a sexta melhor do mundo no Lançamento de Disco. Ela é a atual Recordista Brasileira do Disco na classe F57.

Nos saltos, a equipe vem com Michel Gustavo, que terminou 2018 como líder do Ranking Mundial no Salto Triplo da classe T47. Ele competirá ainda no Salto em Distância e nos 100m.

Atletas e provas

Confira a lista completa de atletas e suas provas:

Alessandro da Silva (F11) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco
Aline Abacherli (F55) – Arremesso de Peso e Lançamento de Disco
Julio César Leite (F56) – Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo
Julyana Cristina (F57) – Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo
Rafael Mateus (F31) – Lançamento do Club
Rammon Duarte (F37) – Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo
Rodrigo Camargo (F37) – Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo
Aislan da Silva (T38) – 100m e 200m
Edneusa de Jesus (T12) – 1500m e 5000m
Felipe de Souza Gomes (T11) – 100m e 400m
Geovane Melo (T20) – 800m e 1500m
Jaqueline Gonçalves (T37/F37) – 100m, Salto em Distância e Arremesso de Peso
João Frediani (T20) – 800m e 1500m
Paulo Frediani (T20) – 400m, 800m e Salto em Distância
Kaian Silva (T38) – 100m e Salto em Distância
Michel Gustavo (T47) – 100m, Salto em Distância e Salto Triplo
Vinicius da Silva Paulo (T20) – 800m e 1500m
Viviane Soares (T12) 100m, 200m e 400m

Comissão Técnica:

Guto Nascimento (Técnico – Arremessadores e Lançadores)
Marcelo Costa (Técnico – Saltadores e Velocistas)
Leandro Mendes (Técnico – Arremessadores e Lançadores)
Diego Cascardo (Técnico – Lançadores)
Fernando Vale (Coordenador Técnico)
Lenina Matioli (Médica)
Maicon Douglas (Fisioterapeuta)
Ronaldo Casarin (Assessor de Imprensa)

“Esta é a primeira grande competição do ano, e estamos com uma grande expectativa para 2019. É ano de Jogos Parapan Americanos e também Mundial de Paratletismo, então o nível das provas estará bem alto, mesmo agora na etapa regional do Circuito. Nossa equipe está bem diversificada, com atletas em praticamente todas as provas que compõem o programa, e todos vão com meta de pódio e de fazer o índice para as etapas nacionais do Circuito e posteriormente o Campeonato Brasileiro”, comentou Guto Nascimento, treinador dos arremessadores e lançadores da equipe.

São Paulo será a primeira parada das fases regionais do Circuito Brasil Loterias Caixa na temporada. Em março, serão realizadas as fases Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), do dia 15 a 17, e Centro-Leste, nos dias 30 e 31, em Uberlândia (MG). Curitiba (PR) receberá a última fase, Rio-Sul, de 12 a 14 de abril.

Os atletas que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) garantem participação nas etapas nacionais do Circuito Brasil Loterias Caixa. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, reunindo os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, localizada na Rodovia dos Imigrantes, na Vila Guarani, em São Paulo.

O Programa

O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, e Badminton.

A temporada começa com os parceiros: Prefeitura de Taubaté, Secretaria de Esportes e Lazer de Taubaté, Instituto Sabin, Instituto Mara Gabrilli, Luasa Sports, Cunzolo Acqua, Academy School e Juvy Serviços Médicos.

cr_950

Na foto (de Ronaldo Casarin/Esporte Para Todos), o recordista mundial Rafael Mateus em uma competição.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.