Por Jogando Juntos Em Regional

Lutadora joseense de taekwondo alcança a Seleção Brasileira principal

Sandy Macedo ganhou a vaga em um torneio de qualificação no Rio

A lutadora joseense Sandy Macedo avançou mais uma escala na sua promissora carreira no taekwondo. Ela foi vitoriosa em um torneio qualificatório e conquistou uma inédita vaga na Seleção Brasileira principal.

A Seleção Brasileira de Taekwondo já está definida e pronta para os eventos internacionais da temporada 2019. Os atletas titulares e reservas conquistaram vaga no Grand Slam, realizado na Arena da Carioca 1 – Parque Olímpico do Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 10 de fevereiro. A categorias adulta conta com misto de equipe renovada e presença e atletas consagrados como Maicon Andrade, medalhista nos Jogos Rio 2016.

Na programação da diretoria técnica, a seleção adulta irá representar o País no Campeonato Mundial de Manchester e nos Jogos Pan-Americanos de Lima. Antes, o time irá reunir-se em treinamento de campo no Rio de Janeiro, programado para início de abril.

A equipe adulta do Brasil é formada por 32 taekwondistas, dividida entre os grupos feminino e masculino, reservas e titulares, em cada categoria de peso. Entre os destaques estão Sandy Macedo, medalhista dos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, que integra pela primeira vez a equipe principal. Junto com elas estão os já mais experientes Henrique Preciso, Maicon Andrade, Valéria Rodrigues, Talisca Reis e Edival Marques.

O experiente Maicon Andrade (GO) não encontrou dificuldades para conquistar a primeira colocação e a vaga de titular da categoria pesada, acima de 87 quilos, ao enfrentar Gabriel Demétrius Vaz (DF) na decisão.

Em uma das lutas mais aguardadas do evento, o confronto entre as atletas “Top 15” do Ranking Olímpico Mundial (World Taekwondo), Talisca Reis (PB) venceu Iris Tang Sing (AP), na semifinal da categoria até 49 quilos. Na final Talisca venceu a jovem Nivea Barros (RN), repetindo a dupla titular e reserva da seleção de 2018.

No decisivo confronto feminino da categoria até 57 quilos, Sandy Macedo (SP) venceu Rafaela Araújo (SP), sua companheira de equipe, em combate marcado por alternâncias de placar, decido no Golden Round (tempo extra, que vence quem marcar o primeiro ponto).

Sandy é a caçula da equipe principal, com apenas 18 anos. Estreando na titularidade da equipe adulta também estão os jovens de 19 anos, João Victor Diniz (SC) e Eduardo Bareta (SC), campeões das categorias até 63 e 58 quilos, respectivamente. João Diniz participou da equipe adulta na temporada 2018, como reserva. Já Eduardo Bareta, durante as seleções de base, conquistou o bronze no Pan-Americano Juvenil, na temporada de 2017.

Categorias de formação

Nas seleções juvenil e cadete os times brasileiros irão em busca de suas conquistas internacionais nos Campeonatos Pan-Americano, das categorias. No junveil o Brasil conta com 40 atletas taekwondistas, sendo 20 titulares e 20 reservas, divididos pelas categorias de peso. Conheça abaixo os campeões do Grand Slam no juvenil.

As vagas da equipe do cadete para o Pan-Americano foram definidas na seletiva aberta, realizada paralelamente durante o Grand Slam, onde 18 categorias contaram como novos campeões, entre 12 e 14 anos. O time do Rio de Janeiro e Paraná foram os que mais classificaram atletas no cadete, ambos com 6 selecionados.

O evento contou com três dias de competição e 283 lutas, em quatro áreas de combates. Todas as finais foram transmitidas em nossas mídias sociais e estão disponíveis no canal da CBTKD TV no youtube.

cr_994

Na foto (arquivo pessoal), Sandy Macedo em um local de treinamento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.