Por Jogando Juntos Em Regional

Judoca joseense de equipe forte do Sul tenta mais um título internacional

Rafael Macedo comemorou a primeira conquista no Mundial de 2014

No dia 25 de agosto, começa o Mundial de judô, em Tóquio. Uma das esperanças de medalha para o Brasil será o joseense Rafael Macedo, que já está no Japão. O atleta da seleção, aniversariante desta quinta-feira (25 anos), luta na categoria médio (-90kg) e vai disputar a competição no próximo dia 29. Esta será a segunda vez em que ele representa o país no Mundial adulto. A primeira foi no ano passado.

“Para esse Mundial, não vou criar expectativas. Sei da minha capacidade e do trabalho que vem sendo feito com ótimos profissionais. Vou entrar lá e fazer o meu melhor, com muita alegria. Se Deus quiser, vou retornar ao Brasil com a medalha de ouro”, disse.

Caso alcance seu objetivo, Macedo será campeão mundial pela segunda vez. Em 2014, o atleta conquistou a medalha de ouro pela seleção sub-21.

Neste ano, Macedo já subiu ao pódio três vezes pela seleção: ele conquistou uma medalha de prata (Pan-Americano de judô) e duas de bronze (Grand Slam de Ecaterimburgo e Grand Prix de Montreal). Além dos feitos no exterior, Macedo também foi campeão do Estadual do Rio Grande do Sul pelo seu clube, a Sogipa.

cq_087

O primeiro mundial

Em outubro de 2014, a Confederação Brasileira de Judô assim destacou o primeiro título mundial de Rafael Macedo.

O talentoso Rafael Macedo é o mais novo campeão mundial brasileiro. O peso meio médio, atleta da Sogipa, conseguiu um ippon por imobilização contra o russo Mikhail Igolnikov na grande decisão da categoria e ficou com o ouro. É a terceira medalha do Brasil no Mundial Sub 21 que está sendo disputado em Fort Laudardale, nos Estados Unidos.

Na quarta-feira, primeiro dia do torneio, o Brasil faturou a prata com Larissa Farias (44kg) e nesta quinta, Ricardo Santos Junior (66kg) ficou com o bronze. Rafael é o décimo segundo campeão mundial junior do Brasil. Ele se junta a nomes que depois vieram a fazer história no judô sênior brasileiro como Aurélio Miguel, Sebástian Pereira, Tiago Camilo, Fabiane Hukuda, João Derly, Leandro Guilheiro, Leonardo Eduardo, Sarah Menezes, Rafaela Silva e Mayra Aguiar.

“A sensação de ser campeão mundial é muito boa! Demorou um pouco pra cair a ficha, mas agora estou muito feliz mesmo!”, disse o campeão.

Rafael Macedo, número um do ranking mundial Sub 21 na categoria, começou a competição já na segunda rodada vencendo o tcheco Jiri Petr por wazari. Depois, nas oitavas-de-final, passou pelo eslovaco Peter Zilka por um yuko, a pontuação mínima. Nas quartas-de-final, o atleta da Sogipa fez uma luta muito dura contra o holandês Rico Harder, que havia eliminado o mongol Gaajadamba Bayanmunkh e o japonês Seidai Sato. O brasileiro demorou a se encontrar na luta e acabou sendo punido três vezes. Mas quando a luta já ia para o final, faltando menos de 20 segundos para o fim, Rafael conseguiu um yuko e garantiu sua vaga na semifinal.

Contra o sueco Jonas Bjorktrop, o paulistano entrou muito concentrado e conseguiu um ippon com apenas um minuto e meio de luta. Na decisão, saiu perdendo para Mikhail Igolnikov por uma punição por falso ataque. Mas logo depois, conseguiu projetar o adversário por yuko e o imobilizou até o ippon.

“O Mundial é muito forte, com vários atletas de altíssimo nível. Tive lutas muito duras, algumas até em que comecei perdendo e consegui reverter. Me preparei bastante pra isso e, graças a Deus, consegui vencer e conquistar essa medalha para o Brasil”, concluiu Rafael.

cq_088

Nas fotos (Divulgação), Rafael Macedo antes e durante luta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.