Por Jogando Juntos Em Regional

Jacareí Rugby volta a campo pelo Paulista e defende boa posição

O time está na zona de classificação e pode deixar a vaga encaminhada

O Jacareí Rugby não terá vida fácil neste sábado (14), em São Paulo (SP), no duelo contra o Pasteur, às 15h, no Parque Ceret. A equipe jacareiense jogará longe de sua torcida pela primeira vez neste Campeonato Paulista e precisa da vitória para continuar na terceira colocação da primeira fase do torneio estadual. As duas equipes têm a mesma campanha, mas Jacareí soma um ponto extra a mais que o rival.

Até o momento, Jacareí fez três jogos no torneio estadual em 2018. São duas vitórias contra Templários e Rio Branco, e uma derrota para o São José. Com os resultados, Jacareí soma 11 e ocupa a terceira posição no torneio. Já os paulistanos venceram SPAC e Templários, mas caíram para o São José. Na tabela, ocupam a quarta posição com 10 pontos.

“Esse jogo contra o Pasteur é muito importante para conseguirmos nos manter próximos dos líderes. Sabemos que será um jogo difícil, mas se conseguirmos aplicar o que temos treinado acredito em um resultado positivo”, analisa o técnico Gabó, do Jacareí Rugby.

O jogo promete ser recheado de emoções. Nas últimas seis partidas, as duas equipes somam três vitórias de cada lado, apesar dos paulistanos terem vantagem no histórico do confronto com seis vitórias em nove partidas já disputadas. No último jogo entre as duas equipes, Jacareí foi derrotado pelo Pasteur em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de XV, por 21 a 15. Entretanto, na última partida entre os dois times pelo Campeonato Paulista, quem levou a melhor foi Jacareí ao vencer por 20 a 15.

Mais sobre a rodada

Dois jogos em São Paulo completam a quarta rodada da Série A do Campeonato Paulista de Rugby nesse sábado, e nos dois, as equipes tem muito a perder.

No SPAC, o clube da casa tenta a primeira vitória na competição, crucial para não se complicar na luta por um lugar no G4 e enfrenta o ameaçado Rio Branco, que ainda não pontuou e pode praticamente dar adeus às chances de classificação em caso de nova derrota. As equipes vem de duas derrotas seguidas na tabela, mas mesmo sem vencer, o SPAC ainda mantém a proximidade do Band Saracens graças aos pontos de bonificação conquistados até aqui.

A situação dos Pelicanos é distinta e a vitória ainda mais crucial, pois um novo tropeço deve reduzir as pretensões do clube da zona oeste à fuga do rebaixamento, mas assim como em 2017 será difícil não fugir da repescagem, partida incômoda contra o vice-campeão da Série B, por um lugar na elite em 2019. Nos dois últimos confronto entre as equipes, vitória SPACiana, sendo a última por 54 a 19.

Na parte de cima da tabela, Pasteur e Jacareí jogam para ficar no pelotão da frente e consequentemente em uma situação mais favorável para garantir a vaga nas próximas rodadas. Separados por apenas um ponto, as equipes viram Poli e São José dispararem com a quarta vitória seguida em seus jogos e o lado derrotado se verá na situação de fazer jogos decisivos contra os demais clubes que ainda mantém chances de classificação.

O Jacareí vem de derrota no clássico do Vale e deve contar com o retorno de Luan “Big Mike”, atleta do clube que voltou de uma temporada em Portugal. O Pasteur por sua vez superou o Templários sem maiores dificuldades em seu último encontro e tem o tryman da competição até aqui, Ronaldo Santos, mas terá pela frente uma equipe com estilo de jogo muito parecido com o seu, o que significa que vai precisar ser mais criativo para conquistar a vitória. O histórico das equipes dá uma ideia do que vem por aí. Nos três últimos confrontos, duas vitórias dos Jacarés, na casa do adversário, mas o último duelo teve vitória dos Galos por 21 a 15.

O Campeonato Paulista de Rugby é o mais antigo campeonato estadual de Rugby e é o de maior nível técnico, contando com a participação de oito clubes, todos presentes na elite nacional: São José, SPAC, Pasteur, Jacareí, Poli, Rio Branco, Templários e Band Saracens

A disputa desse ano ocorre de fevereiro a junho, em turno único, todos contra todos. Os quatro melhores colocados na primeira fase se enfrentam em semifinais, em jogos de ida e volta e a grande final será disputada em jogo único. O último colocado na primeira fase é rebaixado automaticamente, enquanto o penúltimo jogará contra o vice-campeão da Série B, pela vaga no estadual de 2019.

O quadro oficial da classificação do campeonato.

Paulista de Desenvolvimento

Antes da partida principal, o Jacareí Desenvolvimento faz sua estreia no torneio estadual da categoria. O jogo será às 13h contra o Medicina Rugby, também no Parque Ceret. Além dessas duas equipes, também participam do Paulista Desenvolvimento 2018: Guarulhos, Ilhabela, Leões de Paraisópolis e SPAC Desenvolvimento. Gabó também comanda o Jacareí nesta categoria.

“Esse torneio é uma maneira de manter todos os jogadores do plantel adulto em atividade, motivando todos e proporcionando ritmo de jogo para atletas que buscam espaço na equipe principal, mas também é um primeiro contato dos jogadores em idade juvenil com a categoria adulta e uma oportunidade para identificação de novos talentos. Além disso, o torneio desenvolvimento proporciona jogos aos atletas que não almejam chegar à equipe principal, mas querem se manter próximos ao clube e se divertir com os amigos”, explicou o técnico do Jacareí Rugby.

cz_301

Na foto (de Adriano Matos/Jacareí Rugby), lance de uma das partidas dos jacareienses no Paulista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jogando Juntos, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.