Na terceira rodada do Brasileirão masculino de rugby, o Jacareí visita a Poli em um confronto que segue valorizado pela força atual das duas equipes. O São José folga na tabela. No domingo, as meninas jacareienses terão um momento histórico.

O Jacareí Rugby viaja para São Paulo, neste sábado, para enfrentar a Poli, às 15h, no CepeUSP. O duelo é válido pelo grupo A do Campeonato Brasileiro 2019, que tem o Jacareí na liderança com 10 pontos e a Poli em segundo com 9. O confronto definirá a liderança da chave na terceira rodada e também será o duelo entre os dois últimos campeões brasileiros de XV.

As duas equipes são as únicas invictas na competição. Jacareí venceu seus dois primeiros jogos contra Tornados e SPAC e garantiu o ponto bônus por fazer quatro ou mais tries. Já a Poli, venceu seus dois primeiros jogos também, contra SPAC e São José, mas no último não conseguiu o ponto bônus. Por isso, apesar de as duas equipes terem campanhas semelhantes, Jacareí segue na frente com um ponto a mais na classificação.

O histórico de confronto apresenta um grande equilíbrio entre as equipes. Em 15 jogos, são oito vitórias do Jacareí Rugby contra sete da Poli. Em pontos de jogo, o Jacareí também leva uma pequena vantagem com 319 contra 314 dos politécnicos. Entre esses 15 jogos, dois foram de finais. Em 2016, Jacareí bateu a Poli e ficou com o título da Taça Tupi daquele ano. Em 2017, Jacareí foi derrotado e ficou com o vice-campeonato paulista.

O Grupo A tem sete times se enfrentando em turno único, disputando quatro vagas. A classificação está assim: 1º – Jacareí (10 pontos em 2 jogos); 2º – Poli (9 em 2); 3º – São José (6 em 2); 4º – Pasteur (5 em 2); 5º – Tornados e Band Saracens (0 em 1) e 7º – SPAC (0 em 2).

A terceira rodada será neste sábado com os jogos: Poli x Jacareí, Pasteur x SPAC e Tornados e Band. O São José, folgando na tabela, voltará campo na quarta rodada, dia 21, visitando o Band, em São Paulo.

cp_865

Desenvolvimento e base

Antes do jogo principal iniciar, as equipes Jacareí Rugby Desenvolvimento e Poli XV se enfrentam, às 12h, pelo Campeonato Paulista da modalidade. Os jacarés são líderes do torneio com 16 pontos. Já a Poli XV está em último com duas derrotas.

As equipes do SESI Jacareí Rugby M18 e M14 entram em campo neste sábado, no Ceret. Em duelos contra o Pasteur, as equipes jogam às 11h30 e 13h30, respectivamente. No M18, Jacareí estreou com vitória diante do SPAC. No M14, Jacareí está na liderança com duas vitórias em dois jogos.

Feminino

O domingo será um dia memorável para o JacareÍ Rugby. Pela primeira vez, o Feminino fará um jogo de rugby XV em sua história. A partida amistosa será contra o Maricá, do Rio de Janeiro, às 13h, no Campo do Balneário, em Jacareí.

Para o treinador da equipe Matheus Cruz, esse é um momento importante para o rugby feminino brasileiro e também de Jacareí. “Iniciaremos no domingo um novo ciclo para a categoria feminina. O rugby XV é mais inclusivo e contempla todos os perfis de jogadoras. Isso vai trazer muito mais oportunidades para o Brasil neste esporte”, disse.

O clube já havia comemorado uma oportunidade única com a retomada da Seleção Brasileira Feminina de Rugby XV, que fez amistoso contra a Colômbia no fim de agosto. Na ocasião, a jogadora do Jacareí Rugby Letícia Medeiros foi uma das convocadas para a histórica partida. Agora, será a vez do restante das atletas do clube em vivenciar a experiência de iniciar a prática do rugby XV.

cp_864

Nas fotos (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), Leonardo Ceccarelli e o time feminino.