Várias modalidades apoiadas pelo Programa Atleta Cidadão, de São José dos Campos, tiveram bom desempenho nos últimos dias, no Brasil e no Exterior.

No wrestling, Meiriele Hora, 17 anos, e Edvanilson Conceição, 19, disputaram o Campeonato Pan-Americano Júnior de Wrestling, na Guatemala, entre quinta-feira (6) e sexta-feira (7), representando o Brasil. Meiriele, que já ganhou duas vezes o título brasileiro e disputou o seu segundo Pan, conquistou medalha de bronze na competição. Edvanilson Conceição disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro, em abril, no Rio de Janeiro. No seu primeiro Pan-Americano, terminou em sexto.

Também no wrestling, mas pelo Campeonato Paulista sub-15, as disputas foram no domingo, em Ribeirão Pires, Grande São Paulo. Os oito atletas que representaram São José dos Campos conseguiram lugar no pódio. Ana Clara Oliveira, 58kg, Maria Luiza Santos, 66kg e Rafael Reis, 41kg, conquistaram ouro; Renan Araújo, 52kg, ganhou prata; Fernanda Barbosa, 54kg, João Silva, 48kg, Luiz Eduardo, 52kg e Maria Eduarda, 56kg, ficaram com medalha de bronze.

Futebol

O destaque no futebol feminino foi o título da Copa Gevi, na categoria sub-15, conquistado após vitória contra o Tiger por 3 a 1, no domingo (9) à tarde, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo. Os gols da equipe joseense foram marcados pelas atletas Rayane, Letícia e Júlia.

Pelo Campeonato Paulista masculino, no sábado (8), no Estádio Martins Pereira, na região central, houve dois confrontos domésticos, entre as equipes do Atleta Cidadão e o São José Esporte Clube. As duas partidas, pelas categorias sub-15 e sub 17, terminaram com vitórias por 3 a 0 do Atleta Cidadão. No feminino, jogando pelo Torneio Paulista, as meninas do sub-13 do Atleta Cidadão também fizeram bonito e venceram a Acaff por 4 a 0, com gols de Rayane (2), Gi e Laurinha.

Basquete e handebol

O basquete feminino sub-14 do São José Desportivo terminou a Copa Brasil de Clubes de Basquetebol em quarto lugar. O resultado foi considerado bom. O time começou a competição, disputada de terça-feira (4) a domingo (9), em Curitiba (PR), com resultados elásticos, marcando 217 pontos nas duas primeiras partidas. Na disputa pelo terceiro lugar, o São José perdeu para o Náutico, de Pernambuco. No balanço final da Copa Brasil, a atleta Isabelly Hadassa ficou entre os destaques como cestinha e maior número de assistências.

Na noite de segunda-feira (10), jogando pelo Campeonato Paulista masculino no ginásio da Associação Esportiva São José, na região central, o sub-16 do São José Basketball/AC derrotou o Alphaville TC por 68 a 61. Em seguida, foi a vez do sub-19 vencer o Jundiaí por 73 a 63.

No handebol masculino, pela categoria infantil do Campeonato Paulista, o São José venceu o Barueri por 25 a 23. O jogo foi no sábado (8), no ginásio do Centro Esportivo Vale do Sol, na região sul. O atleta Paulo Henrique Oliveira foi considerado o melhor jogador da partida. Com esse resultado, a equipe ocupa a quarta colocação na competição, que está chegando ao final do primeiro turno da fase de classificação.

Natação e judô

Entre sexta-feira (7) e domingo (9), em Votuporanga (SP), pela XIII Copa São Paulo de Vinculados, 20 nadadores do programa Atleta Cidadão alcançaram bons resultados, com cinco pódios e 80% de melhora nos tempos para piscina de 50 metros. Na primeira etapa, Ana Luísa Mendes foi vice-campeã nos 100m peito e Millena Oliveira também foi vice nos 100m borboleta. Na segunda e terceira etapas, Kiria Sanches e Arthur Marinho foram vices nos 100m peito e Sabrina Pinheiro ficou em terceiro nos 50m livre.

No sábado (8), em São Carlos (SP), aconteceu a fase final do Campeonato Paulista de Judô nas categorias sub-13 e sub-15, masculino e feminino. Oito judocas do Atleta Cidadão lutaram. Os melhores resultados ocorreram com os atletas Natyelly Lira (2º lugar), Ana Laura (3º), Luiz Abrão (5º), Gabriel Tase (7º) e Maria Moscardini (7°).

O programa

O Programa Atleta Cidadão, mantido pela Prefeitura de São José dos Campos, apoia crianças e jovens, de 7 a 20 anos, de 20 modalidades, inclusive pessoas com deficiência (PCD). Atualmente, o programa reúne cerca de 1.400 atletas, atendidos por uma equipe formada por 157 profissionais na área técnica, fisiologistas, psicólogos, nutricionistas e gestores administrativos.

cq_604

Na foto (Divulgação/PMJC), a equipe joseense de wretling que disputou o Paulista.