A equipe de ciclismo Funvic/São José dos Campos fez bonito na 3ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, realizada no domingo passado (10), em Pindamonhangaba. Além do domínio e vitórias de Flávio Santos e Luciene Silva, na categoria Elite, os jovens integrantes do programa Atleta Cidadão, coordenado pela equipe, também fizeram bonito e conquistaram 10 pódios.

“Em apenas três meses de trabalho, eles [ciclistas] estão mostrando habilidade e sempre marcando presença no pódio em provas pela região. Estamos no caminho certo, tenho certeza disso”, afirma Francisco Manzo, supervisor do programa no ciclismo.

O programa Atleta Cidadão é mantido pela prefeitura, através da secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, e é responsável pela formação de atletas das categorias de base de São José dos Campos, atendendo jovens com idades entre 7 e 17 anos. Em março deste ano, a equipe passou a administrar o programa do ciclismo.

Três vezes por semana

Atualmente, 12 jovens divididos nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e júnior, fazem parte do programa da modalidade. Durante três vezes por semana, eles participam de treinamento no Parque Ribeirão Vermelho, no Urbanova.

Eles são orientados pelo técnico André Orsalino, com coordenação do professor Marcos Ribeiro e supervisão do coordenador de Alto Rendimento, Francisco Manzo.

“É um programa muito importante para o futuro do esporte na cidade e no Brasil. Em projetos como estes é possível descobrir talentos, mas muito além disso, visamos formar cidadãos conscientes com a importância da pratica esportiva para uma boa saúde e qualidade de vida”, enfatiza o diretor geral da equipe, Benedito Tadeu Júnior, o Kid.

cx_858

Na foto (Divulgação), um dos joseenses durante a competição.