A equipe Funvic/São José dos Campos está na disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, que coeçou nesta quarta-feira, em Indaiatuba.

Luciene Silva, Tatielle Valadares, Cristiane Silva e Flávio Santos são os representantes da equipe joseense que buscam medalhas no principal campeonato anual da modalidade.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo segue até o sábado, dia 8, com a disputa de diversas provas no Velódromo Municipal de Indaiatuba, envolvendo os principais ciclistas da modalidade em ação no país.

Por enquanto, a Confederação Brasileira de Ciclismo vem valorizando a participaçao dos competidores mais jovens. Confira no material divulgado pela assessoria de Imprensa da entidade.

A nova geração de ciclistas brasileiros, formada por atletas com idade entre 12 e 18 anos, fez bonito durante os quatro dias de competição no Velódromo de Indaiatuba, em São Paulo. A partir da próxima quinta serão disputadas as provas das categorias Elite, Sub23 e Paraciclismo. O evento, que também soma pontos para o ranking mundial, segue até sábado (08/12), reunindo os melhores atletas do pais em mais de dez categorias oficiais.

Na manhã desta quarta (05/12), foram disputadas as provas de Keirin e Madson. A equipe da Secretária de Esportes de Indaiatuba, anfitriã do evento, voltou a fazer bonito e venceu a Madson da categoria Junior masculino com os ciclistas Arthur Simeoni e Bruno Campos. A medalha de prata ficou com o Clube Maringaense de Ciclismo, representado por Arthur Rosendo e Pedro Rossi, e o bronze com a ABEC Rio Claro, dos ciclistas Arthur dos Santos e Lucas Juliano.

O Clube Maringaense de Ciclismo levou a melhor na Madson da Junior Feminino. Ccompetindo com Amanda Kunkel e Bruna Lie Adati, a equipe conquistou a medalha de ouro sobre a Memorial Santos, que competiu com Marcella Sodré e Catarina Cardoso, seguida pela equipe do Clube Londrinense de Ciclismo.

Finalizando o programa de competições das categorias Infantojuvenil, Juvenil e Junior, foram realizadas as provas de Keirin, onde o Clube Maringaense de Ciclismo voltou a dominar na categoria Junior Feminino. A equipe, uma das mais vitoriosas deste campeonato, finalizou sua participação com uma dobradinha conquistada pelas atletas Amanda Kunkel e Bruna Lie Adati, que fizeram bonito liderando a prova do início ao fim. A medalha de bronze ficou com Marcella Sodré, da Memorial Santos.

“Sempre tive uma parceria muito positiva com a Amanda. Fizemos uma dobradinha na Keirin e logo depois finalizamos com a vitória na Omnium. Foi uma excelente forma de encerrar a minha participação na Junior e seguir motivada para os próximos desafios, tendo em vista que a partir da próxima temporada já sou Elite/Sub23”, contou Bruna.

O medalhista de Pan-Americano, Wellington Timoteo, foi o vencedor da Keirin na Junior masculino. Representando o Clube Ciclístico Araponguense, o atleta conquistou a medalha de ouro em grande estilo, superando Francisco da Silva Neto, do Clube Londrinense de Ciclismo, e Vinicius Guimarães, da Associação Ciclística Desportiva, segundo e terceiro, respectivamente.

“Desde o Pan-Americano já venho fazendo alguns ajustes e ampliando os meus treinamentos, justamente pensando no brasileiro. Cheguei a sentir um pouco a pressão de ser uma referência no campeonato, mas aos poucos fui controlando a ansiedade e consegui sair com o ouro na Keirin, que é uma das minhas especialidades”, destacou Wellington.

Provas

O principal torneio da temporada terá a realização de dez provas. A organização irá priorizar as seis provas do programa olímpico: Perseguição Por Equipes (Team Pursuit), Velocidade por Equipes (Team Sprint), Keirin, Velocidade (Sprint), Madison e Omnium.

As provas de Perseguição Individual (Individual Pursuit), 1 KM / 500m Contrarrelógio, Scratch e Pontos (Points Race), apesar de estarem inscritas na programação de algumas categorias, poderão sofrer alterações ou até exclusão da programação em casos específicos ou de força maior.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2018 é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC).

ct_166

Na foto (de Luis Claudio Antunes/Bike 76), o Velódromo Municipal de Indaiatuba.