Por Meon Em Regional

Circuito Tênis para Todos foi aprovado na primeira vez em São José

O programa foi realizado simultaneamente em 52 cidades paulistas

O Circuito Tênis para Todos terminou na manhã de sábado (5) com uma vivência bem descontraída reunindo crianças, jovens e adultos no Centro Comunitário Vila Industrial, na região leste. São José dos Campos recebeu pela primeira vez o evento, que já foi realizado em 52 cidades paulistas.

Segundo Ricardo Amaro, diretor do Instituto Cades – Cidadania Através do Esporte, a realização do Tênis para Todos em São José foi um sucesso. “A receptividade das escolas onde levamos a atividade na quinta e na sexta-feira foi muito boa, a estrutura foi excelente e os professores estavam muito engajados”, afirmou.

Ele explicou que a intenção é trazer o projeto durante seis anos para o município com o objetivo de criar um polo para a prática do tênis. “Nossa meta é oferecer mais subsídios para a boa qualidade do esporte educacional, ao mesmo tempo em que desmistificamos o tênis como um esporte de elite, pois na verdade é um esporte acessível para toda a população e pode ser praticado em qualquer espaço livre”.

Amaro também fez questão de esclarecer que a proposta do Tênis para Todos é didática. “As escolas envolvidas e o projeto não têm obrigação nenhuma de formar atletas, mas de formar cidadãos”, disse.

Três dias

A atividade teve seu ponto alto na quinta-feira (3) e na sexta-feira (4), com a realização de uma oficina em duas escolas da rede municipal. Na quinta, foi a vez da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão, na Vila Industrial, região leste. Na sexta, a escolhida foi a Emef Palmyra Sant’anna, no mesmo bairro. Cada escola recebeu como doação um kit de tênis formal.

Enquanto os alunos praticavam tênis das mais diversas formas, com diferentes tipos de redes, bolas e materiais, os professores de educação física das escolas receberam apostilas didáticas e aprenderam a produzir objetos relacionados ao tênis usando materiais diversos.

Todas as idades

Na vivência deste sábado, instrutores do programa instalaram várias redes ao ar livre na quadra do Centro Comunitário da Vila Industrial e a população começou a chegar. Foi uma vivência de pré-tênis para toda a família.

O menino Miguel Galvão Santana, de 8 anos, morador no bairro, foi levado pela mãe até o local e rapidamente pegou sua raquete e foi praticar tênis. “Eu já sabia um pouco porque brinquei de tênis na festa de aniversário de uma amiga minha”, disse Miguel. “Na minha escola, a Leonor, tem pingue-pongue e eu também jogo.”

Ana Paula Souza Martins Conde, 42 anos, também moradora da Vila Industrial, planejou levar as filhas gêmeas Ana Victória e Ana Beatriz, de nove anos, depois que a escola delas divulgou a atividade.

O que Ana Paula não esperava é que seria uma das ‘jogadoras’ mais entusiasmadas do evento. “Me chamaram para jogar e eu acabei gostando. Não é muito difícil”, afirmou.

Depois de praticar com a instrutora, lá foi ela, feliz, se divertir jogando tênis com as filhas.

Circuito

O Circuito Tênis para Todos é uma realização do Instituto Cades contando com recursos federais da Lei de Incentivo ao Esporte e patrocínios privados. O projeto leva o tênis para alunos de escolas da rede pública de ensino do Estado de São Paulo através de vivências de pré-tênis para crianças de 6 a 14 anos e da capacitação de professores para atuar com a modalidade.

Nos seis anos de vida do projeto, já foram beneficiadas 52 cidades e 120 escolas, com cerca de 35 mil alunos atendidos.

cp_671

Na foto (de Charles de Moura/PMSJC), participantes do circuito aproveitando a programação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Regional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.