Disputada no sábado e domingo passados, a competição contou com a presença de 752 pilotos de 21 estados, que disputaram 120 baterias para se conhecer os 40 campeões nacionais (38 categorias oficiais e 2 promocionais), sendo que as categorias cruisers e MTBx foram disputadas no sábado e contaram com 215 pilotos e as challenge e championship, no domingo, com 537.

A delegação de São Paulo, comandada pelo técnico de São José dos Campos, Valdir Junior, venceu a competição entre estados com 504 pontos. Na sequência, vieram: Santa Catarina, 490; Rio Grande do Sul, 455; Goiás, 432; Ceará, 386 e Rio de Janeiro, 240. Foi o décimo primeiro título paulista em 12 disputas na era Confederação Brasileira de Ciclismo, a CBC.

Na disputa entre clube, São Paulo também levou a melhor com a vitória do time de BMX São José dos Campo. O Grêmio Atiradores, do Rio Grande do Sul, foi vice-campeão e a ACB Indaiatuba, de São Paulo, chegou em terceiro.

Na soma das conquistas individuais, mais uma vitória de São Paulo, com 26 títulos, sendo 24 oficiais e dois promocionais. Rio Grande do Sul ficou com quatro títulos; Goiás e Santa Catarina, três; Bahia, Ceará, Mato Grosso e Tocantins, um.

A cidade de São José foi representada por 13 atletas que disputaram 18 categorias. Fechou as competições com quatro medalhas de ouro, conquistadas por Felippi Gonçalves, na cruiser 17/24 anos; Dalton Cabelo, na men 25/29 anos e Gustavo Mesquita, na cruiser 30/34 anos e na elite master.

Mais medalhas

Foram quatro medalhas de prata, com Felippi Gonçalves, na men 17/24 anos; Dalton Cabelo, na cruiser 25/29 anos; Jaqueline Andreia, na woman 30/39 anos e Igor Martins; de três quartas colocações, três quintas e uma oitava.

As outras medalhas ficaram com Ashlley Lopes, na girls 05/06 anos, Flávio Ferreira, na cruiser 35/39 anos e na men 30/39 anos; João Amaral na MTBx; Brenda Monique, na Junior Woman e Isabelle Milene e Leticia Martins, na Elite Woman.

“Nosso time estava muito focado nessa competição e conseguimos realizar uma prova constante para assim conquistarmos nosso primeiro título”, disse Valdir Junior, o técnico da equipe joseense, que conta tem como apoiadores: Prefeitura, Penks Vestuário, Speed Biking, CT Physical Life, Suplemento & CIA, Psicóloga Márcia Sermarini, De Ville Veículos e Wellington Disk Água.

cx_288

Na foto (Brasil BMX/Divulgação), um dos joseenses durante prova em Americana.