A última edição da  Metrópole Magazine, revista mensal publicada pelo Grupo Meon de Comunicação, virou obra de arte. O objetivo, homenagear os 383 anos da cidade do Litoral Norte, foi alcançado. Conteúdo e diagramação modernos e um diferencial: a capa.

A artista plástica Tuca Iralah produziu um desenho estilizado, cheio de cores e figuras relacionadas à cidade, que ocupa duas páginas, frente e verso, antes da capa tradicional da revista. Há peixes, a igreja matriz, pássaro e até uma sereia. “Brinquei com elementos diversos mas que interagem entre si”, afirma.

 O material tem sido aceito com admiração pelos leitores. A Metrópole Magazine completou quatro anos de circulação e tem tiragem de 15 mil exemplares, auditada pela BDO. A revista é distribuída nos nos 39 municípios da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba).

Esta é a segunda capa que a artista Tuca Iralah produz para a Metrópole Magazine. A primeira foi homenageando os 251 anos de São José dos Campos. “Quando mostrei o primeiro trabalho para Regina ela me disse que gostou muito do material e que eu produziria outras obras para a revista”, conta. Regina Laranjeira Baumann é a diretora executiva do Grupo Meon de Comunicação.

1_170

A artista plástica Tuca Iralah visita a redação

Arquivo: Meon

Estilo

A artista explica que para realizar a segunda capa da Metrópole, desenhou à mão com uma caneta especial de tinta preta, escaneou o desenho e concluiu com cores no computador. “O meu traço é que dá o diferencial pois não fica exato como se fosse um programa de computador.”

Além de projetos de desenho, Tuca atualmente está produzindo ilustração para um livro infantil e uma pintura encomendada por arquiteto, ambos em São Paulo.

Tuca vivencia as artes plásticas desde a infância e formou-se bacharel e mestre em arte educação pela Tufts Unyversity, afiliada ao Museu de Belas Artes de Boston, Estados Unidos. “Gosto de aprender as técnicas para fazer o contrário”, comenta sobre a liberdade com que realiza seus projetos.

Em épocas diferentes ela se envolve com técnicas distintas como cerâmica, vidro, pintura, gravura, escultura, estamparia entre outros materiais. “Eu gosto de ser uma artista ‘fora da casinha.”

Leia esta edição da Revista Metrópole.