Divulgação Assessoria

André e Edilene Boralli

Divulgação Assessoria

Nesta sexta-feira (5) é comemorado o Dia do Empreendedor. Os empresários André e Edilene Boralli, diretores da Triumphi Empreendedorismo Integral, empresa especializada em mentoria de negócios e coaching para empreendedores, dão cinco dicas essenciais para quem está pensando em investir no próprio negócio.

Abrir um negócio próprio não é uma tarefa fácil, mas, nem toda grande conquista é fácil, não é mesmo? Investir em um negócio próprio exige muita dedicação, esforço e estudo. André e Edilene Boralli, listam abaixo algumas dicas para quem deseja começar do jeito certo e obter sucesso nessa empreitada.

 

5 dicas de negócios para quem deseja empreender

1- Conheça seu cliente

Quanto mais você conhecer o seu cliente, maior será a chance de você acertar no produto ou serviço que vai oferecer. E vá além. “Conheça a sua rotina, o seu trabalho, as pessoas com quem se relaciona, a sua família, seus momentos de lazer, os seus lugares preferidos, as suas motivações”, explica André. É preciso ter, enfim, familiaridade com o cliente e ver o mundo com os seus olhos. Dessa forma, será possível personalizar produtos e serviços, conquistar as pessoas certas e obter sucesso mais facilmente.

 

2- Pesquise sobre o negócio que deseja começar

Para abrir um negócio próprio, é preciso se informar e, no mínimo, conhecer muito bem a atividade que se deseja exercer. Estar familiarizado com aquilo que se deseja vender ou com o serviço que deseja oferecer, seja o que for, é primordial. Domine o seu ramo de atividade.

 

3- Planeje todos os investimentos

Coloque no papel suas projeções financeiras, material que poderá ajudar no início do negócio. E não precisa ser nada elaborado, já existem, no mercado, algumas ferramentas que facilitam toda essa análise.

 

4- Descubra seu propósito

Investir no próprio negócio é algo que requer visão, disciplina, determinação e também talento. Mas, além de todos esses atributos, é preciso dar atenção a algo que tem um grande potencial de ditar o perfil de muitos empreendimentos: o propósito. “É preciso haver uma motivação maior ou um sonho por trás da ação empreendedora”, ressalta Edilene. “Dessa forma, os resultados serão perceptivelmente diferentes”, reforça a diretora. O engajamento tem que partir primeiramente do empreendedor. Empreender com um propósito faz com que a criação e a execução de um plano de negócios sejam mais interessantes e os resultados mais duradouros.

 

5- Monitore a concorrência

Saber o que seus rivais de mercado estão fazendo e quais são as estratégias que eles usam para atrair a clientela devem conduzir suas atividades. Ao saber exatamente o que seus concorrentes estão fazendo, você pode encontrar lacunas para atuar e evidenciar seus diferenciais no mercado. Além disso, é possível melhorar produtos ou serviços, deixando seu negócio mais competitivo e assertivo. Saiba que, inclusive, você também está sendo monitorado.