download_1_505778_1

O Coletivo é composto por 12 músicos e compositores da Taubaté

Divulgação

 

O Coletivo Música Taubateana faz show em tributo a Elpídio dos Santos, na próxima quarta-feira (1), 16h, no Sesc Taubaté, que tem participação do cantor e compositor Renato Teixeira. A entrada é gratuita.

O grupo, uma reunião de artistas musicais, falou com o Portal MEON, com exclusividade. O Coletivo Música Taubateana foi criado em 2015 em Taubaté com o objetivo de fomentar o mercado cultural da cidade, valorizando a música e o patrimônio material e imaterial da região do Vale do Paraíba.

Segundo o artista João Oliveira, o coletivo foi criado espontaneamente durante show em que este grupo de compositores e cantores realizou no Morro da Imaculada, em Taubaté, em homenagem Renato Teixeira. “O coletivo tem uma forte característica de realizar tributos a artistas importantes para nós”, conta Oliveira.

Renato Teixeira lembra que depois do show, resolveram fazer um grupo no whatswhapp para conversarem e combinarem melhor os próximos eventos. “Por meio deste veículo de comunicação fomos seguindo com outras conversas criativas e relevantes e que acabaram virando em produtos importantes.” Teixeira lembra de uma campanha sobre o lixo na cidade, uma festa no museu e um primeiro tributo a Elpídio dos Santos.

Para Teixeira, o coletivo já mostrou que pode ser uma arma para que músicos se entendam melhor, ganhem força. Ele afirma se ver como um integrante e não pretende sair. “Nos entendemos muito bem, pensamos de forma taubateana, não quero perder este encontro!”, ressalta.

Outro artista do coletivo, Lucas Bernoldi, conclui dizendo que o grupo já tem uma estrada, uma história que se preenche principalmente de realizar tributos e também compor autorais já que todos são artistas com carreira solo e estilo próprio, também.

Estilo

O grupo mescla canções autorais com releituras de composições de artistas do Vale do Paraíba, como Renato Teixeira, Elpídio dos Santos, Tony e Celly Campello.

O Coletivo é composto por 12 talentosos músicos e compositores da cidade, incluindo o próprio Renato. A apresentação inaugural ocorreu em dezembro de 2015, na área externa do museu de História Natural de Taubaté. Desde então, realizaram diversas apresentações, sempre com a proposta de revisitar a obra de grandes nomes da região e representantes da música brasileira.

O Coletivo é formado por João Oliveira, Toninho Mattos, Rafinha Acústico, Diego Luz, Pedro Freire, Gustavo Lessa, Lucas Bernoldi, Twyla Correa, Teteco dos Anjos, Fabinho Machado, Sidney Filho e Fernado Pontes. Direção musical: João Oliveira.

 

Serviço

Show: Coletivo Música Taubateana – Tributo a Elpídio dos Santos

Data: quarta-feira (1), 16h.

Local: Sesc Taubaté, av. Eng Milton  R. Alfredo Teles Peixoto, 1264, bairro Esplanada Santa Terezinha, Taubaté

Gratuito