Por Meon Em São Sebastião

Observação Responsável de Baleias é tema de palestra e oficina realizada pela Prefeitura de São Sebastião

O evento tem o objetivo de promover um entendimento melhor sobre as baleias

baleia jubarte

Baleia Jubarte

Divulgação/Agência Brasil

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Projeto Baleia À Vista e o Projeto Baleia Jubarte, realiza gratuitamente no Teatro Municipal a palestra e oficina sobre a Observação Responsável de Baleias.

O evento tem o objetivo de promover um entendimento melhor sobre as baleias, visando as ações com maior responsabilidade, além de pré-cadastrar, orientar e conhecer quem são os potenciais interessados em explorar o turismo no município, instruindo de como eles deverão agir ao se depararem com uma baleia, não colocando em risco o animal e os observadores.

“Nesse primeiro momento não haverá certificação e credenciamento oficial. A previsão é que isso aconteça no primeiro semestre de 2020. Estamos com o propósito de apresentar um turismo de conservação e conhecimento do animal sem interferir no seu modo de vida, além de destacar as normas de avistagem”, disse o fundador do projeto Baleia à Vista, Júlio Cardoso.

Das 14h às 17h, acontece a Oficina de Preparação, Cadastramento e Pré-Certificação para interessados em operar o Turismo Náutico de Avistagem de Baleias em São Sebastião. A oficina é voltada para profissionais marítimos e operadores de turismo da região, tratando temas como as características gerais das baleias, as normas de avistagem vigentes do IBAMA, a biologia marinha, rotas migratórias e também os cuidados para a realização de aproximação durante o turismo de avistagem.

Já no período noturno, das 19h às 20h30, voltada para o público geral, será realizada a Palestra “30 anos do Projeto Baleia Jubarte: uma história de sucesso da conservação marinha no Brasil e a temporada 2019 no Litoral Paulista”, destacando as ações feitas pelo projeto, a relação das pesquisas científicas com o turismo de avistagem, políticas públicas e educação ambiental.

Os palestrantes convidados são profissionais renomados no assunto, dentre eles estão Enrico Marcovaldi, Sérgio Cipolotti, José Truda Palazzo e Júlio Cardoso.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em São Sebastião

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.