O local em que está instalado já é um presente: o ´Museu dos Náufragios e Biologia Marinha`  fica na beira da praia Grande, em São Sebastião.  Conta com histórias diversas, tem fotos e peças dos maiores naufrágios identificados no Brasil desde 1884.

O setor de biologia marinha, que faz parte do museu,  tem esqueletos de baleias e golfinhos semelhantes aos que habitam na região e exposições de conchas exóticas do mundo todo. O museu dos naufrágios e biologia marinha é uma das atividades da Fundação Mar, instituída em 1992 com o objetivo de preservar o patrimônio arqueológico e ambiental do litoral norte de São Paulo, sendo autorizado pelo IPHAN a guarda e pesquisa de bens arqueológicos nacionais.

Náufragos

Os naufrágios da região de  Ilhabela e São Sebastião passam de 20 e são repletos de mistérios nas suas verdadeiras causas de  acidentes. Já o setor náutico expões maquetes de navios que contam história da evolução de embarcações. A viagem começa com os barcos egípcios de papiro até navios a vapor, como o Titanic. Destaca-se, no local, o famoso naufrágio em 1916 do " Titanic brasileiro", navio Príncipe de Astúrias, nas suas semelhanças com o Titanic em luxuosidade interna dos camarotes, salões, banheiros, e no transporte de imigrantes europeus que vinham tentar uma nova vida na " América" .

Museu dos Naufrágios - São Sebastião

Museu dos naufrágios

Divulgação

O seu mistério é saber corretamente a causa ou as causas do seu afundamento, seria o magnetismo da Terra, um naufrágio proposital devido ao transporte de ouro que fazia, o mau tempo com tempestade, que são normais no verão brasileiro e o naufrágio ocorreu em Março de 1916,  ou o conjunto de fatores que o surpreendeu o navio na quela madrugada.

Em São Sebastião no início da II guerra mundial o naufrágio do transatlântico Campos e o navio cargueiro Elihu B. Washburne em 1943 pelos submarinos foram perto da ilha de Alcatrazes e ainda não foram explorados oficialmente, ou o pouso no mar do avião Douglas DC 4 da Real Aerovias em 1957 na praia de Baleia, onde o piloto com ajuda do co-piloto salvaram todos os 37 passageiro e tripulantes.  Estes são alguns dos naufrágios importantes entre muitas  outras histórias em nosso litoral norte de São Paulo.

Museu dos Naufrágios

Museu dos Naufrágios

Divulgação

Serviço:

Museu de História e Pesquisa e Arqueologia do Mar 

Local: avenida Vereador Antônio Borges 1905, Balneário dos Trabalhadores, Praia Grande, São Sebastião

Horário:  13h às 17h, nos finais de semana prolongados, feriados. Agendamentos: (12) 98125-1364

Museu dos Naufrágios

Museu dos Naufrágios

Divulgação