Memorial Aeroespacial Brasileiro

O Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) foi construído em 2004 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) de São José dos Campos para preservar a história dessa indústria. O DCTA conquistou recentemente reconhecimento da comunidade científica brasileira e internacional, sendo considerado um dos mais importantes centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial na América Latina. O MAB pretende ser uma referência do pólo tecnológico que se tornou São José dos Campos e região, a partir da criação do DCTA.

O acervo do Memorial está distribuído em cinco ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas. Cada ambiente apresenta curiosidades e informações de épocas e projetos diferentes. O espaço marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho homenageia o fundador do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). No local está exposto o acervo pessoal do marechal, doado pela família, e um painel com fotos e textos que retratam um pouco de sua vida.

Na área de exposição externa, estão as aeronaves de fabricação nacional e  as réplicas dos foguetes do Programa Espacial Brasileiro, entre elas, em escala natural, o VLS (Veículo Lançador de Satélites).

O MAB está instalado numa área de 75 mil metros quadrados que preserva a fauna e a flora existentes no campus, e abriga além do salão de exposição, auditório com capacidade para 120 pessoas. O local também garante entrada e estacionamento gratuitos e uma área para alimentação com vista para o lago. As visitas monitoradas são feitas somente mediante agendamento através de telefone ou e-mail.

Horário de funcionamento:

Terça a quinta: das 8h às 12h/13h30 às 17h

Sexta: das 8h às 17h

Sábados, domingos e feriados: das 9h às 17h (exceto Natal, Ano Novo, Carnaval e Semana Santa).

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/n, Parque Martim Cererê, São José dos Campos – SP, 12227-000

Telefones: (12) 3947-7844 / 3947-3046 / 3947-6014/

E-mail: mabdcta@gmail.com

Memorial Aeroespacial Brasileiro (Foto: Divulgação/PMSJC)

 

Museu de Arte Sacra

A Capela de Nossa Senhora Aparecida foi construída em 1908. Foi restaurada e reaberta em 2007 pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo como o primeiro Museu de Arte Sacra da cidade.

O museu possui um acervo com imagens, paramentos, objetos litúrgicos, oratórios, livros religiosos, bandeiras de procissão, além de uma série de outras peças, datadas do século XVIII ao século XX, confeccionadas por artistas e artesãos anônimos, a maioria da região do Vale do Paraíba. Temporariamente, o Museu está também abrigando uma exposição das obras do artista Petrus, de Mariana, Minas Gerais, constituída por esculturas e entalhe de peças sacras. Todas as peças são acompanhadas por painéis explicativos, e também faz parte da exposição um vídeo que conta a história da Capela.

Horário de funcionamento:

Terça a sexta: das 9h às 17h

Sábados e domingos: das 9h às 12h

Endereço: Travessa Chico Luiz, 67, Centro, São José dos Campos – SP, 12210-210

Contato: (12) 3921-7226

Museu de Arte Sacra (Foto: Reprodução/Guia Vale Online)

 

Museu Municipal

O Museu Municipal de São José dos Campos funciona no prédio da antiga Câmara Municipal da cidade desde 2015. No museu, ficam expostas obras do acervo público, com objetos de Artes Visuais da Tecelagem Parahyba e da Cerâmica Weiss.

A maior parte do acervo do Museu Municipal é composta por objetos que se foram adquiridos pelo próprio Poder Público, tais como a organização de salões e mostras de artes visuais e a realização de investigações. O Museu Municipal também abriga outros conjuntos de objetos, que foram armazenados por meio de ações de coleta desenvolvidas por pesquisadores vinculados à Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Outros conjuntos menores de objetos, que foram recebidos por meio de doações, também ficarão expostos no local.  O prédio é preservado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos (COMPHAC), pela Lei Municipal nº 4.632/94.

Horário de funcionamento:

Terça a sexta-feira: das 9h às 17h

Sábado: das 9h às 15h

Endereço: Praça Afonso Pena, 29, Centro, São José dos Campos – SP, 12210-090

Telefone: (12) 3921-7587

Museu Municipal (Foto: Reprodução/PMSJC)

 

Museu do Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos faz parte da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), que funciona nas dependências do Parque Roberto Burle Marx (Parque da Cidade). O museu ganhou instalação definitiva no parque em 1997, e no ano de 2000 a FCCR assumiu sua gestão. Sua missão é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de contribuir para o fortalecimento da identidade cultural e formação da cidadania.

O museu abriga uma exposição permanente: ‘Patrimônio Imaterial: Folclore e Identidade Regional’, criada em 2006 sob curadoria do museólogo Raul Lody e composta por diferentes objetos relacionados à cultura popular da região e do Brasil, que são organizados em oito diferentes ambientes: Sala São José dos Campos, Sala das Tecnologias, Sala Religiosidade, Sala Festas, Sala Santos de Fé, Sala Identidades, Sala Brasil e Sala Panelas do Vale.

No museu fica também uma biblioteca, que tem obras direcionadas a cultura popular, com livros, áudios, vídeos e fotos e reúne mais de 2300 documentos. As primeiras obras foram doadas pelas folcloristas Angela Savastano e Maria Helena Weiss, em 1997. Os empréstimos na biblioteca são gratuitos. Também há a Reserva Técnica, dividida em dois ambientes: Reserva Orgânica (objetos de madeira, fibras e tecidos) e a Reserva Inorgânica (objetos de metal, pedra e argila - tradicional arte do Vale do Paraíba). Além disso, existe a Brinquedoteca destinada às crianças da pré-escola e alunos do Ensino Fundamental, para estimular a criatividade e aprender a cultura popular da região.

O museu também possui um espaço direcionado aos visitantes que querem levar um pouco da cultura popular regional, chamado de "Vendinha do Museu", com objetos de argila, madeira, couro e outros materiais feitos por diversos moradores.

Horário de funcionamento: Terça a sábado: das 13h às 17h

Endereço: Avenida Olivo Gomes, 100, Santana, Parque da Cidade Roberto Burle Marx, São José dos Campos – SP, 12211-115

Contato: (12) 3924-7318

Museu do Folclore (Foto: Divulgação/FCCR)