passaro_grimpeiro_que_pode_ser_observado_em_sao_francisco_xavier_foto_de_hector_bottai_wikimedia_commons_divulgacao

Pássaro Grimpeiro, uma das espécies que podem ser observadas no distrito de São Francisco Xavier

Foto: Hector Bottai/Wikimedia Commons/Divulgação/PMSJC

































 

De 10 a 14 de julho, a Prefeitura de São José dos Campos realizará o Avoando – Festival de Observação de Aves de São Francisco Xavier. O objetivo do evento é estimular a prática de birdwatching (observação de aves) no distrito joseense.

A maioria das atividades do Festival Avoando ficará concentrada na Casa de Cultura, na Biblioteca Solidária e no Parque Municipal de São Francisco, mas também haverá ações no Parque Vicentina Aranha, no Parque da Cidade e no Parque Natural Municipal Augusto Ruschi, na área urbana da cidade.

A programação será divulgada em breve pela prefeitura. O festival faz parte de um esforço da administração para estimular o turismo de observação de aves no distrito, área de grande biodiversidade e importância ambiental.

Por ter áreas preservadas e protegidas, ao pé da Serra da Mantiqueira, São Francisco Xavier possui uma grande diversidade de espécies de aves, sendo que cerca de 400 já foram registradas. O Núcleo das Aves do distrito foi um dos locais escolhidos para a reintrodução da jacutinga, espécie ameaçada de extinção.

Devido a esta diversidade, São Francisco foi inserido com destaque no Guia de Observação de Aves do Estado de São Paulo. A publicação foi lançada durante o AvistarBrasil, considerado o maior evento brasileiro de observação de aves, realizado entre 17 e 19 de maio. O guia contém informações de diversos municípios paulistas ideais para a observação de aves.

Birdwatching é uma atividade que ganha novos adeptos a cada dia, no mundo inteiro. A prefeitura acredita que este tipo de turismo e benéfico para o distrito de São Francisco Xavier, por ter forte carga de consciência ambiental.