paisagismo_parque_santos_dumont_12_12_2019_lucas_cabral_34

Crianças brincando no Parque

Foto: Lucas Cabral/PMSJ 

 

O Parque Santos Dumont, localizado na região central de São José dos Campos, faz parte da história de muitas famílias joseenses. Com 46 mil m², o parque é uma área verde e de lazer inaugurada em outubro de 1971.

O parque possui uma pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques, pista de skate e playground. Para o lazer contemplativo, possui ainda jardim japonês e um lago de criação de peixes e aves. Além disso, abriga exemplares aeronáuticos como a réplica do avião 14 Bis, o protótipo do avião Bandeirante e maquetes de foguetes da família Sonda.  

História 

O Santos Dumont ocupa o local onde existia o Sanatório Ezra, que fechou as portas em 1966. O terreno foi desapropriado três anos depois pela prefeitura. Para homenagear Alberto Santos Dumont, patrono da aviação brasileira, o parque foi inaugurado em 23 de outubro de 1971, 65 anos após o inventor realizar o primeiro voo com o 14 Bis – avião construído por ele.

Em julho de 2017, a réplica do Bandeirante foi totalmente restaurada por ex-engenheiros da Embraer e alunos do curso de Mecânica de Aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) em trabalho coordenado pela Prefeitura, e foi devolvido ao Parque Santos Dumont, no aniversário de 250 anos de São José dos Campos. O grupo do Cephas também trabalhou na conservação da réplica do avião 14 Bis e das maquetes de foguetes da família Sonda.

Serviço Parque Santos Dumont Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 1000 Vila Adyana, São José dos Campos Horário:  Caminhada 5h às 22h Demais atividades 7h às 20h30 Aberto diariamente