Considerado o principal cartão postal de São José dos Campos, o Mirante da Avenida Anchieta é um grande atrativo ao pôr-do-sol.

Ciclistas, pedestres e apreciadores costumam parar e observar toda a área, que também é ponto de encontro de jovens à noite e local requisitado para ensaios fotográficos, inclusive, de noivos que apreciam a beleza do Banhado.

O nome Banhado deve-se aos antigos moradores de São José dos Campos. Nos períodos de cheias do Rio Paraíba do Sul, principalmente durante o verão, o local ficava completamente inundado, ou seja, “banhado” de água, e era chamado de “mar joseense”.

O ponto alto da vista, de extensa área verde e beleza singular, ocorre por volta das 17h30, quando fica ainda mais bonita ao entardecer.

Para quem ainda não passou por lá, vale a pena aproveitar o fim de semana para conferir como o espaço ficou após uma ampla reforma.

Todo o assoalho de madeira foi trocado, assim como as vigas de sustentação. Os bancos e o guarda-corpo também foram recuperados para que as pessoas possam apreciar a paisagem do Banhado com conforto e segurança. A estrutura metálica passou por uma limpeza, tratamento de pontos de ferrugem e pintura.

Sustentado por oito pilares de concreto, o deck fica sobre um talude gramado entre as avenidas Anchieta e Borba Gato.

Foi construído em 2008 e desde então se tornou roteiro turístico, atraindo os apreciadores da natureza, principalmente ao entardecer dos fins de semana.