Feirinha de artesanato em São José dos Campos - Foto  Divulgação/Claudio Vieira/PMSJC

Os artesãos que expõem produtos nas feirinhas contam com apoio do Departamento de Turismo da Prefeitura de São José

Foto: Claudio Vieira/Divulgação/PMSJC

As feirinhas de artesanato que ocorrem nos finais de semana em vários pontos de São José dos Campos são ótimas opções de passeios para fazer com a família, amigos ou mesmo sozinho. Bordados, peças de tricô e crochê, pinturas, objetos de madeira,  de couro ou de material reciclável são os principais produtos vendidos nas feirinhas.

Produzidas com dedicação e carinho, as peças levam a marca da originalidade e criatividade de cada artesão. Utilitários ou decorativos, os produtos são ótimas opções para oferecer como lembrancinhas ou presentes.

Uma dica é ir com tempo livre para conversar com os artesãos sobre como confeccionam suas peças, com certeza será um bate-papo agradável e com muitas histórias. Algumas feiras ainda oferecem barracas de alimentação e programação cultural.

Aos sábados as feirinhas acontecem na Praça Afonso Pena, no centro de São José, e na praça Aldo Pires, no Parque Parque Industrial, zona sul.  Também na zona su, todo segundo sábado do mês, acontece uma feirinha na Avenida Cidade Jardim, número 4389, Bosque dos Eucaliptos, perto do Sesi.

Aos domingos, elas acontecem na Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius, zona oeste da cidade; na Praça Mário Cesare Porto, Jardim Satélite, na zona sul, e na Praça 1º de Maio, Novo Horizonte, na zona leste.

As feiras funcionam das 9h às 15h, exceto a do bairro Bosque dos Eucaliptos, que é das 10h30 às 16h.  Todos os expositores contam com apoio da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades), que é ligada ao Departamento de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Parque Vicentina Aranha

Todos os domingos, no Parque Vicentina Aranha, acontece a feira de artesanato Mãos e Arte, com trabalhos de artesãos e artistas do Vale do Paraíba. Os expositores ficam das 9h às 13h30h no local. 
De acordo com a administração do parque, um dos objetivos da feira é apresentar a arte e artesanato de São José dos Campos e cidades do Vale do Paraíba ressaltando características culturais e artísticas da região. É uma oportunidade para os visitantes comprarem trabalhos originais e a um preço acessível, além de contato direto com os artesãos.


feira_maos_e_arte_parque_vicentina_aranha_2

Obra de Guerreiro Ferro, um dos expositores da feira Mãos e Arte do Parque Vicentina Aranha

Divulgação



Programe o seu passeio


Feirinha de artesanato no Centro 

- Praça Afonso Pena, Centro (sábado, das 9h às 15h)

Feirinha de artesanato na Região Oeste 
 Praça Ulisses Guimarães, Jardim Aquarius (domingo, das 9h às 15h

Feirinhas de artesanato na Região Sul 
- Avenida Cidade Jardim, 4389, Bosque dos Eucaliptos, perto do Sesi (segundo sábado do mês, das 10h30 às 16h
- Praça Mário Cesare Porto, Jardim Satélite (domingo, das 9h às 15h
- Praça Aldo Pires, Parque Parque Industrial (sábado, das 9h às 15h

Feirinha de artesanato na RegiãoLeste 
- Praça 1º de Maio, Novo Horizonte (domingo, das 9h às 15h)


Mãos e Arte - Feira de Artesanato no Parque Vicentina Aranha
Rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana, centro de São José dos Campos
Todos os domingos, das 9h às 13h30 

feira_maos_e_arte_parque_vicentina_aranha

Mini jardins de suculentas estão entre os produtos expostos na feira Mãos e Arte, do Vicentina

Divulgação