Por Meon Em São José dos Campos

34º Festivale apresenta ‘Grande Sertão: Veredas’ e ‘Auto da Compadecida’ em São José

Evento acontece de 28 de agosto a 8 de setembro com entrada gratuita

grande_sertao_passo_a_paco

Grande Sertão: Veredas” abre o festival na próxima quarta (28) às 20h

Nome do fotógrafo

 

A 34ª edição do Festivale - Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba - traz para São José dos Campos grandes espetáculos do cenário brasileiro para contemplar todos os públicos.

No próximo dia 28 de agosto, a peça “Grande Sertão: Veredas” abre o festival, no Teatro Municipal. No dia 3 de setembro, será a vez de o “Auto da Compadecida” subir ao palco.

Até o dia 8 de setembro, serão 47 espetáculos de cinco estados, com entrada gratuita.

O evento é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

A edição deste ano recebeu 412 inscrições de 85 cidades, quase o dobro do registrado no ano anterior (248).

Deste total, foram selecionados 20 grupos de 5 estados brasileiros (SP, RJ, DF, BA e RS). Isso demonstra o reconhecimento das ações artístico-cultural do município e a confiança na organização do festival, que vem se consolidando a cada ano.

Durante 12 dias, quem gosta de teatro poderá assistir aos espetáculos em 25 locais distribuídos por toda a cidade, incluindo espaço cultural, parques e praças.

Além das peças, a Fundação Cultural também preparou ações formativas com mesas de debate e oficinas para o desenvolvimento artístico e também para ampliar o olhar do público joseense para a arte.

Teatro e literatura

Dirigido pela renomada Bia Lessa, o espetáculo “Grande Sertão: Veredas” leva ao palco do Teatro Municipal uma das maiores obras literárias brasileira do século XX, escrita por João Guimarães Rosa, em 1956. O romance é narrado pelo protagonista Riobaldo, jagunço, que apresenta um relato sobre sua vida, seus medos, amores, traições, entre outros sentimentos. A obra é considerada uma longa sessão de terapia feita por Riobaldo por meio de sua intensa história de amor com Diadorim.

No elenco principal: Caio Blat, Luiza Lemmertz, Luisa Arraes, Fábio Lago, José Maria Rodrigues, Balbino de Paula, Daniel Passi, Elias de Castro, Lucas Oranmian, Clara Lessa. O espetáculo teatral poderá ser conferido nos dias 28 e 29 de agosto, a partir das 20h, com classificação etária de 18 anos.

Comédia de Suassuna

O Auto da Compadecida chega ao Teatro Municipal no dia 3 de setembro, com o Grupo Maria Cutia de Teatro, sob a direção geral de Gabriel Villela, que dirigiu mais de 40 espetáculos entre adultos e infantis. O texto de Ariano Suassuna fala das aventuras pitorescas de João Grilo e Chicó, que começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua mulher, e acabam em uma epopeia milagrosa no sertão, envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo.

A classificação é livre.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em São José dos Campos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.