ecomuseu-fazenda-boa-vista

Ecomuseu da Fazenda Boa Vista, em Roseira

Reprodução/Faculdade de Roseira

A Fazenda Boa Vista, em Roseira, era produtora de café no século XIX e foi comprada por outra família com a finalidade de iniciar a cultura do arroz nas várzeas e a criação de gado para a produção de leite. No local permanece ainda o antigo terreiro de secar café e alguns muros de taipa.

Em 1978, por decreto do governo federal, a fazenda Boa Vista foi transformada em reserva ecológica, e integra a área sob proteção ambiental de Roseira Velha, criada pela Prefeitura Municipal de Roseira e a área sob proteção especial da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. A vegetação, o pomar e os jardins constituem uma mostra da exuberância da flora valeparaibana e brasileira.

A infraestrutura da fazenda conta com o ecomuseu, o casarão histórico, senzala, trilhas e um viveiro de mudas nativas. A fazenda é também uma Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Unesco e tem como objetivo a educação, a preservação e o desenvolvimento sustentável. O acervo é constituído por móveis, porcelanas, pinturas e esculturas do patrimônio da Fazenda Boa Vista.

As visitas devem ser agendadas com antecedência na administração.

Agendamento e informações: (12) 3646-2071/ 2441 >Endereço: Rodovia Presidente Dutra, km 77, Roseira Velha

fazenda-boa-vista

Casarão da Fazenda Boa Vista

Reprodução/Faculdade de Roseira