Envie sugestões para circuitoturisticormvale@meon.com.br

roseira

Fio marrom turismo circuito turistico

Igreja Nossa Senhora da Piedade - Roseira

Capela de Nossa Senhora da Piedade

Chão Caipira

Fio marrom turismo circuito turistico

Roseira

A 153 km de São Paulo, Roseira é uma cidade pacata do interior do Estado de São Paulo. Fica situada na região de Aparecida, conserva em suas reservas florestais uma vegetação de mata Atlântica de formação arbórea, frutífera, arbustiva e herbácea, que acolhe diversa fauna e flora. Entre os principais pontos turísticos da cidade, destacam-se antigas fazendas produtoras de café, históricas e grandiosas igrejas e capelas do século 17 e o famoso Mosteiro da Sagrada Face, que, com estilo medieval, representa a réplica de um castelo italiano. Ademais, seus museus e monumentos encantam e enfeitam a cidade. A Praça Sant’ana conta com diversos bancos, jardins e árvores que formam um tranquilo e sossegado para descansar e relaxar. É lá que são realizados grande parte dos eventos da cidade, em sua maioria voltados ao turismo religioso.

Fio marrom turismo circuito turistico

História

O povoado que deu origem ao município de Roseira surgiu por volta do séc.XVIII, às margem do Caminho Real que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, onde se localiza o bairro de Roseira Velha. O povoado surgiu em torno da Capela de Nossa Senhora do Rosário, hoje Nossa Senhora da Piedade.

Durante o período entre 1780 a 1840, o município foi um centro produtor e exportador de açúcar, aguardente, milho, feijão, arroz, farinha de mandioca, fumo, algodão e azeite de mamona.

A partir de 1840, os engenhos de açucar foram transformados em fazendas de café, posteriormente, substituídas pela pecuária leiteira por volta de 1920. Nas próximas décadas surgem os imigrantes italianos, franceses, japoneses, espanhois, com o plantio de arroz, legumes e verduras.

Em 1876, com o prolongamento dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, no trecho de Cachoeira Paulista a São Paulo, o Governo Imperial escolheu nas terras de Francisco Monteiro dos Santos (em frente ao povoado de Roseira Velha) uma área para a estação de Roseira que seria indenizada ao proprietário. No entanto, o Major Vitoriano Pereira de Barros, fazendeiro no local onde se ergue hoje a cidade de Roseira, ofereceu ao Governo as terras, sem custo algum, para a construção da estação e de um povoado.

Em março de 1877, inaugurava-se a Estação Ferroviária, declinava o povoado de Roseira Velha e nascia a futura cidade de Roseira, então bairro de Guaratinguetá.

No dia 17 de dezembro de 1928 foi criado o município de Aparecida, desmembrado de Guaratinguetá, em cuja área territorial inclua-se o bairro de Roseira.

No dia 31 de dezembro de 1963, foi aprovada a Lei Estadual nº 8050, do deputado José Armando Zollner Machado, criando o município de Roseira, desmembrando-o de Aparecida. No dia 21 de março de 1965 instalou-se a primeira Câmara Municipal tendo como Presidente Virgílio Monteiro dos Santos França e o primeiro Prefeito foi Antonio Giovanelli.

roseira

Raio X

Prefeito
Jonas Polydoro (2017-2020)

População
População estimada [2018]: 10.621 pessoas   População no último censo [2010]: 9.599pessoas  

Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016]: 2,2 salários mínimos   Pessoal ocupado [2016]: 2.591 pessoas   População ocupada [2016]: 24,8 %  

Educação
Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 98,7 % Ideb – Anos iniciais do ensino fundamental [2015]: 6.2%   Ideb – Anos finais do ensino fundamental [2015]: 4.7%  

Economia
PIB per capita [2015]: R$ 22.575,07 Percentual das receitas oriundas de fontes externas [2015]: 84,4 %   Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]: 0.737  

Saúde
Mortalidade Infantil [2014]: - óbitos por mil nascidos vivos   Estabelecimentos de Saúde SUS [2009]: 4 estabelecimentos

Hino

Cidade histórica que nos faz orgulhar
Muito aprazível enche os olhos da gente
O teu passado é nobre e cheio de esplendor
Ontem menina hoje amadurecestes
Roseira o vale volta os olhos para ti
pela grandeza deste povo que trabalha
De sol a sol seja no campo ou na cidade
Mostrando a todos que é com luta que se vence
Tua gente é simples de alma pura e pulso forte
Terra de encanto é sempre teu meu coração.
Oh! cidade flor do vale com pé firme sempre caminharás.
Oh! cidade flor do vale do meu coração jamais sairás.
Quebra-cangalha e Mantiqueira que te cercam
São testemunhas do progresso desta terra
Do solo fértil traz a mesa o melhor pão
São Paulo sempre se orgulhará de ti
Tua estrada foi caminho do império
Compondo a história do nosso grande Brasil
Teu nome lembra o cheiro de uma linda flor
Que era botão e hoje já desabrochou
Teus bravos filhos buscam um grande futuro
A ti Roseira terra amada e varonil.
Oh! cidade flor do vale com pé firme sempre caminharás.
Oh! cidade flor do vale do meu coração jamais sairás.

Fio marrom turismo circuito turistico

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo