redencao_1

Visão aérea da cidade de Redenção da Serra

Divulgação/Município de Redenção da Serra

A Rota da Luz é um projeto do programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, que liga Mogi das Cruzes a Aparecida. A rota tem como proposta ser uma jornada de fé, reflexão, contemplação e meditação.

Foi idealizada como uma alternativa para garantir o bem-estar e a segurança dos caminhantes e romeiros que antes, em sua maioria, faziam o caminho até a basílica de Aparecida pelo acostamento da Rodovia Presidente Dutra, onde se submetem a vários riscos por ser uma via de grande movimentação. A rota tem cerca de 200 km de extensão, e passa por nove municípios paulistas – Mogi das Cruzes, Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

Por meio do site da Rota da Luz, o viajante pode imprimir seu passaporte e carimba-lo pelas cidades que passar durante o percurso. O caminho é autoguiado e ao final, o caminhante pode emitir ainda um certificado.

Ao longo do trajeto, o caminhante não deve deixar de observar as belezas e costumes de cada cidade, pois cada uma delas possui lendas e histórias próprias, além de apreciar a bela natureza que se modifica a cada passo, e as paisagens que complementam o cenário de rica beleza natural.