Envie sugestões para circuitoturisticormvale@meon.com.br

Redenção da Serra

Fotos

Fio marrom turismo circuito turistico

Redenção da Serra é uma cidade rodeada por montanhas e banhada por um imenso reservatório. Destino ideal para quem viaja em busca de paz e tranquilidade, Redenção oferece natureza e uma bela represa, construída em 1975 por conta de uma usina hidrelétrica.

Nos finais de semana, o movimento na cidade é grande por causa dos passeios de barco e pescarias. Na água ou em terra firme, vale a pena esperar até o pôr-do-sol, ou acordar cedo para o ver subir no céu. Para desfrutar ainda mais das delícias de Redenção da Serra, é só pegar as rotas que levam aos bairros mais afastados e cheios de cultura local.

A culinária local de Redenção é famosa e interiorana, com a típica carne de porco, e a galinha caipira, temperadas caprichosamente com alho e cheiro verde, preparadas no fogão à lenha, além de verduras e legumes frescos colhidos da horta. Também faz parte do roteiro conhecer as cachoeiras e visitar as fábricas de doces e laticínios instaladas na estrada do bairro do Pinheirinho.

Fio marrom turismo circuito turistico

Vídeo

Publicado por: Ana Néri Faria

História

Uma pequena cidade localizada no interior do estado de São Paulo, rodeada por montanhas e banhada por um imenso reservatório, com o clima a menos, se tornou fato marcante na história do Brasil. Redenção da Serra é um município típico de interior, uma área de 309 km², com 3.873 mil habitantes segundo o censo realizado pelo IBGE em 2010. Teve seu ponto de partida no início do século XIX, quando ocorreu o esgotamento do ouro no estado de Minas Gerais e a econômia se deslocou para o Vale do Paraíba com a expansão cafeeira, o que proporcionou o aparecimento de novos núcleos de povoamento.

O capitão-mor Francisco Ferraz de Araújo, sua esposa Francisca Galvão de França e um grupo de escravos foram incumbidos pelo governador da Província de São Paulo para desbravar novas terras. Quando o grupo chegou a nove quilômetros do Rio Paraitinga um dos escravos faleceu, e neste local foi construída uma cruz de madeira. A qual mais tarde surgiu uma capela e ao seu redor um povoado que foi nomeado de Paiolinho, nome originário das plantações de linho que havia no local, e essas fibras eram guardadas em um paiol (paiol+linho). O lugarejo foi crescendo e se desenvolvendo devido à produção de café, e no dia 24 de março de 1860 foi elevado à categoria de Paz segundo a Lei Provincial nº 3. Após 17 anos com a expansão agrícola levou Paiolinho à categoria de Município com o nome de Redempção, segundo a Lei Provincial nº 33, de 8 de maio de 1877. 

Redempção passou de existir e recebeu o nome de Redenção da Serra devido a ser a primeira cidade do estado de São Paulo a fazer a abolição da escravidão antes do dia 13 de maio de 1888, que foi sancionada a Lei Áurea (Lei Imperial nº 3. 353). O acontecimento foi noticiado pelo jornal Diário Paulista de Taubaté na edição de 17 de fevereiro de 1888.

"O movimento libertador caminha veloz no norte de São Paulo, fazendo-nos crer que, em prazo muito curto esta grande zona terá repelido os últimos fragmentos da nefasta escravidão que ainda tolhem, ainda comprimem a sua artéria de vida, privando- nos de sorver, desde já, em longos tragos, o nosso ambiente salutar da liberdade. A libérrima Villa de Redempção, filiada ao nosso município pelos traços de origem e parentesco, acaba gloriosamente de justificar o seu título official, constituindo livre todo o seu território urbano e rural.

redenção da serra

Raio X

Prefeito
Ricardo Evangelista Lobato (2017-2020)

População
População estimada [2018]: 3.863 pessoas   População no último censo [2010]: 3.873pessoas  

Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016]: 1,9 salários mínimos   Pessoal ocupado [2016]: 1.917 pessoas   População ocupada [2016]: 48,9 %  

Educação
Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 95,2 % Ideb – Anos iniciais do ensino fundamental [2015]: 6.6%   Ideb – Anos finais do ensino fundamental [2015]: 4.5%  

Economia
PIB per capita [2015]: R$ 13.042,77 Percentual das receitas oriundas de fontes externas [2015]: 93,5 %   Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]: 0.657  

Saúde
Mortalidade Infantil [2014]: - óbitos por mil nascidos vivos   Estabelecimentos de Saúde SUS [2009]: 1 estabelecimentos

Fio marrom turismo circuito turistico

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo