taboa_potim

Peças feitas em taboa pelos artesãos da cidade de Potim

Divulgação/Prefeitura Municipal de Potim

A cidade de Potim tem grande tradição artesanal que vem desde o surgimento da cidade. O ponto forte do artesanato local é a produção em fibra de taboa – planta que enraíza em lagos e brejos – que além de ser sustentável, gera emprego e renda para mais de 20 famílias na cidade.

O artesanato se consolidou como destaque na cidade principalmente depois que o município foi intitulado “Terra do Artesanato”, por lei municipal. Após serem colhidas e secadas, a taboa é transformada em peças decorativas e utilitárias pelos artesãos potinenses, e agradam aos mais diferentes gostos e estão em todo o Brasil. As peças feitas em taboa são facilmente encontradas em diversas lojas pela cidade.

Os artistas locais participam de eventos importantes como o “Revelando São Paulo” e feiras e eventos por todo o Vale do Paraíba. Em 2010 o produto foi alvo de exposição em uma feira na Itália. A Casa do Artesão de Potim reúne obras de mais de 40 artistas, que além de taboa, destacam a palha de milho, a madeira reciclável e os bordados.