O Pico dos Marins é o local perfeito pra quem busca se aventurar em meio na natureza com uma bela paisagem. O cume fica na cidade de Piquete e é o mais procurado na temporada não só por montanhistas, pois sua beleza natural encanta todos que conhecem.

Pico dos Marins

Pico dos Marins

Natália Mota

O pico fica localizado na Serra da Mantiqueira e é o 26º cume mais alto do país, com 2.420 metros de altitude, além de ser um paraíso para quem gosta de trilhas.

Em dias secos, o percurso até a base da montanha pode ser feito em qualquer veículo, mas em época de chuvas fortes, apenas veículos com tração 4x4 conseguem chegar tranquilamente ao local. Na base da montanha há um local para estacionar os carros com segurança, onde também é oferecido alojamento e, se necessário, bebida e comida.

Embora não seja necessária a utilização de equipamentos especiais de escalada ou cordas, o nível da dificuldade da escalada é considerado de média a pesada, com uma média de 6 horas até o topo com “carga”.

A temporada de visitas ao Pico é de maio a setembro, quando não tem chuvas fortes e a visibilidade não é prejudicada. Fora de temporada não é recomendada a escalada, pois o mau tempo e tempestades podem comprometer a segurança do visitante. É recomendada a contratação de um guia para quem não conhece a trilha na montanha.

O Pico dos Marins é garantia de boas fotos, por sua beleza natural e vista de todo o Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais, e da Serra da Bocaina.

O acesso a Piquete é pela rodovia BR-459, que liga Lorena a Itajubá, ou pela SP-058, saída de Cachoeira Paulista e Cruzeiro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Piquete

Contato: turismo@piquete.sp.gov.br/ Tel: (12) 3156-1000

pico-dos-marins-00

Pôr-do-sol no Pico dos Marins

Natália Mota