Envie sugestões para circuitoturisticormvale@meon.com.br

Lagoinha

Lista

Fio marrom turismo circuito turistico

Conheça Lagoinha

Lagoinha

Lagoinha é uma cidade paulista localizada a 38km de Taubaté, e é conhecida por seu sossego e acervo histórico com suas construções da época do ouro e do café, prédios que hoje abrigam instituições públicas como a prefeitura municipal.

O principal atrativo da cidade é a Cachoeira Grande, com uma queda de mais de 30 metros, além de ter sido cenário para vários filmes de Mazaropi como “O Grande Xerife” em 1972, e também de um famoso comercial de desodorante com a Xuxa em 1985.

A cascata é considerada a mais alta, bela e frequentada de toda a região por ser altamente recomendada para todos os tipos de passeio. A cidade ainda oferece diversos eventos culturais como a Festa de São José Operário, entre outros.

Fio marrom turismo circuito turistico

Altair

 

História

Na fase do café, os pousos dos tropeiros que demandavam de Ubatuba, no litoral norte, para o Vale do paraíba e sul de Minas Gerais, deram origem ao povoado, em meados do século XIX. A fundação é atribuída à família dos Antocas, que se fixou na região do Alto Paraíba e fez doação de seis alqueires e meio de terras à Nossa Senhora da Conceição.

Construíram em seu louvor, uma capela, ao redor da qual surgiram as primeiras casas. Os sobrados dos senhores do café se ergueram ao longo da vida principal, alguns dos quais se conservam até hoje.

O povoado então nascente, ficou conhecido como Lagoinha, devido a existência de uma pequena lagoa em suas terras. Lagoinha foi elevada a Freguesia, sendo a paróquia constituída no mesmo ano de 1866. Em 1880, tornou-se Vila, categoria que conservou até 1934, quando o Governo Estadual o fez retornar à condição de Distrito de paz. Foi restabelecido à Município em 1953.

Curiosidade

A "Cachoeira Grande", principal local de lazer da população, foi cenário de vários filmes de Mazzaropi e de propagandas comerciais.

A cidade também possui uma belíssima fanfarra chamada de Fapach(Fanfarra Padre
Chico), campeã em várias cidades brasileiras, além de uma belíssima banda denominada Corporação Musical São Benedito (CMSB), a qual sempre embeleza as festas da própria cidade e das cidades vizinhas, já tendo inclusive apresentado para a rede Vanguarda e sido destaque em apresentações como em São Paulo, na Assembleia Legislativa.

lagoinha

Raio X

Prefeito
Claudio Henrique da Silva (2017-2020)

População
População estimada [2018]: 4.903 pessoas   População no último censo [2010]: 4.841pessoas  

Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016]: 1,9 salários mínimos   Pessoal ocupado [2016]: 968 pessoas   População ocupada [2016]: 19,6 %  

Educação
Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 99 % Ideb – Anos iniciais do ensino fundamental [2015]: 6.5 %  Ideb – Anos finais do ensino fundamental [2015]: 5.2 %  

Economia
PIB per capita [2015]: R$ 10.976,76 Percentual das receitas oriundas de fontes externas [2015]: 90,8 %   Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]: 0.693  

Saúde
Mortalidade Infantil [2014]: 40 óbitos por mil nascidos vivos   Estabelecimentos de Saúde SUS [2009]: 2 estabelecimentos

Fio marrom turismo circuito turistico

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo