Envie sugestões para circuitoturisticormvale@meon.com.br

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo

Lagoinha

Conheça Lagoinha

Lista

Fio marrom turismo circuito turistico

Apresentação

Fio marrom turismo circuito turistico

História

Na fase do café, os pousos dos tropeiros que demandavam de Ubatuba, no litoral norte, para o Vale do paraíba e sul de Minas Gerais, deram origem ao povoado, em meados do século XIX. A fundação é atribuída à família dos Antocas, que se fixou na região do Alto Paraíba e fez doação de seis alqueires e meio de terras à Nossa Senhora da Conceição.

Construíram em seu louvor, uma capela, ao redor da qual surgiram as primeiras casas. Os sobrados dos senhores do café se ergueram ao longo da vida principal, alguns dos quais se conservam até hoje.

O povoado então nascente, ficou conhecido como Lagoinha, devido a existência de uma pequena lagoa em suas terras. Lagoinha foi elevada a Freguesia, sendo a paróquia constituída no mesmo ano de 1866. Em 1880, tornou-se Vila, categoria que conservou até 1934, quando o Governo Estadual o fez retornar à condição de Distrito de paz. Foi restabelecido à Município em 1953.

Curiosidade

A "Cachoeira Grande", principal local de lazer da população, foi cenário de vários filmes de Mazzaropi e de propagandas comerciais.

A cidade também possui uma belíssima fanfarra chamada de Fapach(Fanfarra Padre
Chico), campeã em várias cidades brasileiras, além de uma belíssima banda denominada Corporação Musical São Benedito (CMSB), a qual sempre embeleza as festas da própria cidade e das cidades vizinhas, já tendo inclusive apresentado para a rede Vanguarda e sido destaque em apresentações como em São Paulo, na Assembleia Legislativa.

Tempo

Raio x

Fio marrom turismo circuito turistico

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo