Por Meon Em Jacareí

Exposição fotográfica que retrata a trajetória de mulheres jacareienses começa nesta sexta em Jacareí

Mostra conta com registros de entrevistas individuais com 12 mulheres, além de uma vivência coletiva

O projeto Autopoiese Coletivo apresentará a exposição fotográfica 'Vidas e Vindas' a partir desta sexta (2) em Jacareí.

A abertura da exposição será realizada às 19h, no Subsolo do Educamais, e os visitantes poderão conferir registros de Jade Diniz e Nadine Abrahão, fundadoras do projeto.

Por meio da fotografia de retrato, as fotógrafas possibilitarão aos apreciadores vislumbrarem nas 40 fotos que compõem a exposição, a trajetória e a história de vida de mulheres jacareienses.

Permeando diversos assuntos do universo feminino, o Projeto Vidas e Vindas tem sido construído como instrumento de fala e de valorização de visões femininas, sobre o que é ser mulher na sociedade contemporânea e local; além de investigar a influência da subjetividade na construção do sujeito, do corpo e do arquétipo feminino.

 As lentes de Jade Diniz e Nadine Abrahão registraram as entrevistas individuais realizadas com 12 mulheres de Jacareí, além de uma vivência coletiva, denominada “A consciência da guerreira feminina” facilitada pela Terapeuta Renata Bolsoni.

n_img_9_1

Projeto Vidas e Vindas tem sido construído como instrumento de fala da mulher

Foto: Nadine Abrahão

 

Os registros nestes diferentes momentos possibilitaram a pesquisa e a percepção do imaginário feminino, tanto sob uma perspectiva individual quanto coletiva.

As entrevistas também foram utilizadas para a criação de um documentário, realizado pela jornalista documentarista Tamires Vichi, que será exibido nos três espaços escolhidos para a exposição do projeto; sendo eles: Educamais Jacareí, Associação Fênix e Museu de Antropologia do Vale.

Com relação aos espaços escolhidos, o Educamais Jacareí, destinado às ações artísticas, culturais e educacionais do município, foi priorizado pelo projeto por sua notoriedade no cenário sociocultural jacareiense.

Já a exposição na Associação Fênix tem o intuito de fortalecer e estimular atividades artísticas e culturais nesta entidade que se faz tão importante para o território local e municipal.

Por sua vez, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, entidade ligada à Fundação Cultural de Jacarehy, é um espaço para preservação do patrimônio artístico, histórico e cultural do município indo ao encontro da visão de mundo do Autopoiese Coletivo: valorizar a arte, a cultura, as tradições e as mais diversas expressões culturais.

Confira a programação.

Educamais Jacareí 
Abertura da exposição: 02/08/2019 das 19h às 22h
Palestra "Vidas, vindas e diásporas de si" (Auditório Paulo Freire): 06/08/2019 às 19h
Documentário "Vidas e Vindas" (Auditório Paulo Freire): 09/08/2019 às 19h
Visitação até 20/08/2019

Associação Fênix

Abertura da exposição: 23/08/2019 das 19h às 22h
Palestra "Vidas, vindas e diásporas de si": 27/08/2019 às 19h
Documentário "Vidas e Vindas": 30/08/2019 às 19h
Visitação até 11/09/2019

MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba)

Exposição de 13/09 a 10/10

Palestra "Vidas, vindas e diásporas de si" (Sala Mário Lago): 25/09/2019 às 19h 

Documentário "Vidas e Vindas" (Sala Mário Lago): 02/10/2019 às 19h

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Jacareí

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.