Envie sugestões para circuitoturisticormvale@meon.com.br

Jacareí

Fio marrom turismo circuito turistico

Jacareí, para sempre no seu coração e na sua memória

jacarei_solar_gomes_leitao_turismo_divulgacao_prefeitura

Solar Gomes Leitão, que completou 160 anos em novembro de 2017, abriga o MAV (Museu de Antropologia do Vale do Paraíba)

Divulgação/PMJ

Jacareí conquistou uma identidade própria, única na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba). Ao mesmo tempo em que se posiciona como importante polo industrial do Estado, a cidade reconhece o valor da sua cultura, das suas tradições e do se patrimônio histórico e natural.  

A identidade jacareiense está presente na arquitetura de igrejas e casarões antigos e também em prédios modernos como o EducaMais,  projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake. Está nos teatros, nos museus e nas festas tradicionais.

Está na moda de viola na praça, no Mercado Municipal, no intenso calendário de eventos, nas quermesses de junho e no bolinho caipira que se tornou patrimônio imaterial do município. Jacareí tem orgulho da sua alma rural.

Isso tudo já colocaria o município no roteiro de qualquer viajante apaixonado por cultura, mas a cidade ainda tem muito mais a oferecer.

Jacareí também é natureza, é qualidade de vida. A Represa do Jaguari, o Viveiro Municipal ‘Seo Moura’, o Parque da Cidade, o Parque dos Eucaliptos, as diversas  trilhas de cicloturismo e os grandes haras instalados na cidade fazem de Jacareí um paraíso para os amantes do ecoturismo.

Fio marrom turismo circuito turistico

História

Os documentos históricos de Jacareí registram o início de um povoamento em 1652, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Paraíba, pela iniciativa de Antônio Afonso e seus três filhos. Em 22 de novembro de 1653, o local foi elevado a vila pelo donatário da Capitania de Itanhaém, dom Diogo de Faro e Sousa, desmembrado da antiga vila de Mogi das Cruzes. Tornou-se cidade em 3 de abril de 1849.

Antigo caminho para as Minas Gerais, usando o Rio Paraíba do Sul, Jacareí passou de humilde pousada colonial de tropeiros, ao longo dos anos, para cidade progressista, a partir de 1790.

Segundo pesquisas, o núcleo inicial da cidade está nas redondezas da Capela do Avareí (1728) e, depois, nas redondezas do Largo da Matriz (século XIX), que foi urbanizado na década de 1930. O Largo da Matriz continua, desde aquela época, palco das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O dia da padroeira é 8 de dezembro, feriado municipal. Em 1920, a igreja passou por uma reforma, na qual foram impressos os seus traços atuais.

Outro monumento histórico da cidade é a Santa Casa de Misericórdia, com suas instalações oficializadas em 1850. A edificação foi construída graças aos donativos arrecadados e pelo trabalho gratuito dos negros escravos, cedidos pelos senhores abastados. Em 1854, terminada a primeira parte da construção e feitas as instalações preliminares, a Santa Casa começou a funcionar. O Brasão, a Bandeira e o Hino Oficial da cidade foram instituídos por lei municipal em 1952, 1968 e 1969, respectivamente.

patio_dos_trilhos_jacarepi_turismo_foto_juliana_branco_fcvbsp_divulgacao

Pátio dos Trilhos, espaço integra o patrimônio da cidade e  é palco de atividades culturais

Divulgação/PMJ

Origem do nome

Antes da criação da Vila, os que aqui viviam eram chamados simplesmente de “Moradores da Paraíba”, numa referência ao rio.

O primeiro nome oficial, “Nossa Senhora da Conceição da Paraíba” vem da religiosidade portuguesa e no culto à Imaculada Conceição.

Acredita-se que a denominação atual, de origem tupi-guarani, tenha surgido antes de 1710, de forma popular e espontânea, sendo agregada, posteriormente, ao nome oficial, com pequenas alterações ao longo do tempo: Yacarahy, Jacarahy, Jacarehy e finalmente Jacareí. O nome teria surgido para distinguir nossa Vila das Vilas de Taubaté e Guaratinguetá, que também eram chamadas de Vilas do Paraíba.

Existem duas versões para o nome: uma corruptela de “Y-agûa-yerê-ei” que significa “rio-de esquina-e volta desnecessária” haja vista que o rio Paraíba é sinuoso e em determinado local faz uma grande curva, indo em direção contrária ao curso normal. Entretanto, aquela mais aceita diz que o nome vem de “yacaré-y”, que significa “água ou rio de jacarés”, da época que esses enormes répteis habitavam o rio Paraíba e lagoas próximas. Em 1960, nos fundos da Escola Agrícola ainda eram encontrados jacarés nativos.

videos_verde
agenda_verde_1
o_que_conhecer_verde_2

Raio x

parque_da_cidade_jacarei

Prefeito
Izaias José de Santana

 

População
População estimada [2017]: 229.851 pessoas
População no último censo [2010]:  211.214 pessoas/

Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015]: 3,3 salários mínimos
Pessoal ocupado [2015]: 54.979 pessoas
População ocupada [2015]: 24,3 %

Educação
Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 98,3 %
Ideb – Anos iniciais do ensino fundamental [2015]: 6.3
Ideb – Anos finais do ensino fundamental [2015]: 4.8

Economia
PIB per capita [2015]: R$ 47.078,28 
Percentual das receitas oriundas de fontes externas [2015]: 56,3 %
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]: 0.777

Saúde
Mortalidade Infantil [2014]: 9,73 óbitos por mil nascidos vivos
Estabelecimentos de Saúde SUS [2009]: 37 estabelecimentos

Distâncias 
São Paulo - 80 km 
Rio de Janeiro - 350 km 
Aeroporto Internacional de Guarulhos - 55 km 
Litoral Norte - 94 km 

Parque Industrial Diversificado  
Fibria, Cebrace, Heineken, Ambev, Chery, Rohm and Haas, Parker Hannifin, 
Tarkett, Latecoere, Armco, Teknia, Martifer, Basf, Dow Química, Superfrio 

Instituições de ensino 
Anhanguera, ETEP, INESP – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa, FATESF – 
Faculdade de Tecnologia São Francisco, IFSP – Instituto Federal de Educação, 
Ciência e Tecnologia de São Paulo, Fatec – Faculdade de Tecnologia do 
Estado de São Paulo, Escola Agrícola - ETEC Cônego José Bento 

Rede hoteleira 
Ibis, Sleep inn, Jacareí Palace, Brisa Rio, Marmo Hotel, Real Park Hotel, Six’s Hotel, 
Hotel Fazenda Aldeia do Vale, Bonanza Maison



Fio marrom turismo circuito turistico

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo