arquipelago_de_alcatrazes_wikimedia_commons_zejulio_completa_1

Refúgio de Alcatrazes

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ilhabela irá realizar o Festival de Abertura da Temporada de Mar e Mergulho, entre os dias 6 e 8 de dezembro, no Centro Histórico – Vila.

O Festival de Abertura tem por objetivo incentivar o ecoturismo e divulgar as atividades náuticas e o mergulho no Litoral Norte, tendo o Refúgio de Alcatrazes como atrativo âncora, fomentando o desenvolvimento turístico do arquipélago.

Em sua primeira edição o evento será realizado na Vila, local de grande circulação de pessoas, tanto durante o dia quanto à noite.  

O evento, que marca o começo do período mais adequado para a prática de atividades náuticas, é aberto ao público e conta com uma programação que vai atrair praticantes de mergulho e empresas relacionadas ao segmento da região e do Brasil.

A programação envolverá apresentações de produtos e tecnologias, além de visitas embarcadas à Alcatrazes, palestras, shows e  atividades de educação ambiental.

O Festival contará com estandes de escolas de mergulho, empresas do ramo náutico e esportivo, operadoras de turismo, empresas de equipamentos, órgãos públicos, ONGs, entre outros. A programação detalhada ainda não foi divulgada.   

O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes

O Refúgio de Alcatrazes foi criado em 2 de agosto de 2016. Está localizado cerca de 40km da costa, em mar aberto, e possui uma área de 67.409 hectares. É uma unidade de conservação de proteção integral, com um importante papel na conservação da biodiversidade e na reposição dos estoques pesqueiros do Estado de São Paulo.

Possui uma beleza cênica e representa um elemento importante da paisagem natural do litoral norte de São Paulo, uma vez que é avistada de toda a costa sul dos municípios de São Sebastião e de Ilhabela. De perto, pode-se observar a revoada constante de aves marinhas que se reproduzem em suas ilhas, possibilitando ao turista a avistagem de filhotes e do comportamento natural de fragatas, atobás e gaivotões da embarcação o ano todo.

Além disso, Alcatrazes tem uma grande biodiversidade marinha e insular atraindo mergulhadores do Brasil todo. Durante o mergulho pode-se observar peixes recifais: como as garoupas e os bodiões, cardumes de enxada, tartarugas e corais. Os golfinhos e as baleias podem ser um bônus ao turista, já que podem ser avistados durante o deslocamento à ilha.