praia_da_fome_marco_yamin_sectur_ilhabela_1_e1528902805557

A Comunidade Tradicional do Bonete está localizada no extremo Sul de Ilhabela

Divulgação/Secretaria de Turismo de Ilhabela                                                                                                                                                              

A Comunidade Tradicional do Bonete, localizada no extremo Sul da cidade, será palco, nos dias 11, 12 e 13 de julho, da tradicional Festa de Santa Verônica, padroeira da comunidade.

A programação inclui, no dia 11 (quinta-feira), a 1ª sessão de cinema com pipoca, às 18h. Já às 19h30 será promovida a 2ª sessão de cinema.

Na sexta-feira (12), haverá santa missa às 18h, sessão de cinema com pipoca às 19h e apresentações musicais de DJ TJ às 21h e Paulinha Herus e Banda às 22h.

No sábado (13), os festejos começam cedo com missa em honra à Santa Verônica às 11h, sessão de cinema com pipoca às 18h e às 19h30, queima de fogos às 20h, DJ Alex às 21h, Nico do Pagode e Banda às 22h e Roney Allves e Banda às 23h30.

As homenagens acontecem há mais de 180 anos e englobam celebrações religiosas e festa social. “Ilhabela comemora, mais uma vez, a festa de Santa Verônica, na 10ª praia mais bonita do planeta, o Bonete. A comunidade será um belo cenário, tanto para moradores, quanto para visitantes, em um de seus momentos mais íntimos de cultura. O evento promete ser um encontro de confraternização e congraçamento com procissões religiosas, momentos de devoção, música, alegria e dança na comunidade. Nossa missão é fomentar, preservar e valorizar a cultura do povo de Ilhabela”, destacou o secretário de Cultura, Adalberto Henrique da Silva Lopes, o Professor Beto.

A realização da festa é da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci).

 

Santa Verônica

Santa Verônica, a homenageada da pequena capela na Comunidade do Bonete, viveu no primeiro século e, segundo conta a tradição cristã, foi ela que, em Jerusalém, enxugou a face de Jesus com um véu branco em seu caminho para o Calvário. De acordo com o legado, o pano ficou com a impressão da imagem da face de Jesus.

Assim, a história de Santa Verônica tornou-se uma das mais populares da tradição cristã e o seu véu é uma das mais amadas relíquias da igreja. Verônica teria levado o véu para fora da Terra Santa e usado para curar o Imperador Tibérius de uma doença. O véu foi visto em Roma no século VIII e transferido para a Basílica de São Pedro em 1297 pelo Papa Bonifácio VIII.

Na pequena Capela de Santa Verônica, no Bonete, é tradicionalmente realizada uma festa em homenagem à santa, todo mês de julho. Na ocasião, é celebrada uma Santa Missa em sua honra, com dizeres e cânticos em latim, além de festejos que, por tradição, sempre contaram com a participação de cantadores e violeiros locais.

 

Confira a programação:

11/7 (quinta-feira)

18h – 1ª sessão de cinema com pipoca

19h30 – 2ª sessão de cinema com pipoca

 

12/7 (sexta-feira)

18h – Santa missa

19h – 1ª sessão de cinema com pipoca

21h – DJ TJ

22h – Show com Paulinha Herus e Banda

 

13/7 (sábado)

11h – Santa missa em honra à Santa Verônica

18h – 1ª sessão de cinema com pipoca

19h30 – 2ª sessão de cinema com pipoca

20h – Queima de fogos

21h – DJ Alex

22h – Show com Nico do Pagode e Banda

22h30 – Show com Roney Allves e Banda