trilha_rio_paraibuna

Rio Paraibuna, no Parque da Serra do Mar

Divulgação/PESM

Poder admirar uma bela cachoeira já é gratificante. Aliar essa atividade a uma calma caminhada pela preservada Mata Atlântica da Serra do Mar torna a Trilha do Rio Paraibuna um passeio bastante agradável. As quedas d’água do Rio Paraibuna, entre elas a Cachoeira do Paredão, compõem essa trilha de 1,7 quilômetro, que é autoguiada, tem nível baixo de dificuldade e está aberta aos visitantes o ano inteiro.

O acesso à trilha está logo na entrada da sede do Núcleo Cunha do Parque Estadual Serra do Mar. No local há estacionamento, centro de visitantes com vista para a Cachoeira do Rio Paraíbuna, além de uma área para piquenique. Durante a caminhada, que dura em média uma hora, o visitante poderá observar muitas araucárias e palmeiras.
A caminhada é tranqüila, com o visitante desfrutando o visual de corredeiras e de quedas d’águas, como a do Paredão, que está localizada após uma descida de pedras que o deixará de frente para ela. Na região há também um poço profundo bastante utilizado para banho.

Mais informações pelos telefones (12) 3111-1818 e 3111-2353 ou pelo e-mail pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

Trilha das Cachoeiras

trilha_das_cachoeiras

Trilha das Cachoeiras, no Parque Estadual Serra do Mar

Divulgação/PESM


A Trilha das Cachoeiras oferece ao visitante o contato com Mata Atlântica muito bem preservada e belas cachoeiras dos rios Paraibuna e Ipiranguinha. Apesar de sua extensão, 14,4 quilômetros (ida e volta), existe a possibilidade de percorrer parte desse caminho de carro. A trilha é monitorada e classificada com grau médio de dificuldade. O passeio nesta trilha deve ser agendado.

Durante o percurso de aproximadamente seis horas para quem o faz a pé, o visitante poderá observar pegadas de diversos animais, como gatos-do-mato e até mesmo de onças-pardas (suçuarana), aves como nhambu, macuco, jacu, e alguns tipos de gaviões, além de macacos-prego e bugios, que estão entre as espécies mais facilmente avistadas.

Um trecho de quatro quilômetros pode ser feito de carro, mas sempre com acompanhamento de monitor. O restante da trilha, que é classificada como nível de médio de dificuldade, é feito a pé com paradas para banho em poços de águas cristalinas.
Informações pelos telefones (12) 3111-1818 / 3111-2353 ou pelo e-mail: pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br.