Pedra da Macela, por Nelson

Nelson e sua companheira, Nala

 

A Pedra da Macela fica situada em Cunha, na Serra do Mar, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. É muito famosa por seus 1840 metros de altura, e destino ideal para os amantes de trekking e turismo de aventura.

A Pedra atrai turistas de todo o país por proporcionar uma visão panorâmica da baía de Paraty, uma parte de Angra dos Reis e de Ilha Grande, e toda a região serrana que envolve a pedra. Muitos visitantes vão até a pedra para acampar e ver o nascer ou pôr-do-sol lá de cima, que é espetacular.

O viajante Nelson Almeida contou pra gente sobre sua visita à pedra: “a vista lá de cima é sensacional, de encher os olhos e o coração por quem é apaixonado por paisagens naturais e claro, rende lindas fotos. Para quem gosta de levar seu amigo pet é bem tranquilo”.

O acesso até a base da montanha é feito pela Rodovia SP-171 ou pela Paraty-Cunha (RJ- 165). São mais alguns quilômetros até a base da montanha, onde fica uma porteira que os visitantes estacionam os carros. Para chegar até o pico, são 2 km de subida pavimentada com alguns trechos íngremes, porém de pouca dificuldade.

É importante lembrar que o local da Pedra da Macela não possui nenhuma infraestrutura de banheiros ou restaurantes, então leve seus equipamentos de trilha, repelente, água e um lanchinho e vá com roupas confortáveis.

É recomendada a subida até o alto da pedra em épocas do ano que o céu esteja limpo, para que o visitante possa aproveitar da vista limpa. Mas não se preocupe, o percurso é feito de paralelepípedos e a chuva não interfere, caso o clima mude sem previsão.