Trilhas para pedestres e ciclistas

Caminhar, pedalar, cavalgar ou mesmo se aventurar na canoagem são maneiras diferentes para se conhecer as lindas paisagens da região de Cunha. Prepare pernas e pulmões e escolha entre as várias trilhas que cortam o vasto território do município. No circuito da estrada do Monjolo, o passeio fica ainda mais agradável com os banhos nas cachoeiras do Pimenta e Desterro. Na estrada da Paraibuna, que dá acesso ao Parque da Serra do Mar pode-se visitar locais de Truticultura e de boa comida caseira.

 

Cachoeira do Pimenta 

São várias quedas d´água que formam a Cachoeira do Pimenta, a mais visitada pelos turistas em Cunha. A cachoeira é uma boa opção para banho, com queda d’água forte em alguns pontos, e poços rasos em outros. O acesso é feito por estrada de terra, e a paisagem pelo caminho vale uma parada para apreciar e tirar muitas fotos. A cachoeira é avistada da estrada, podendo deixar seu carro e descer pela trilha ou então, descer de carro até a base da cachoeira onde há uma usina hidroelétrica desativada.

cachoeira_do_pimenta_cunha_1

Cachoeira do Pimenta, em Cunha

Reprodução/Guia Vale do Paraíba

 

Cachoeira do Desterro

A Cachoeira do Desterro está dentro de uma propriedade particular, mas a visitação é permitida e gratuita. Deixe seu carro estacionado sobre o bambuzal e pegue a trilha ao lado do rio. Tudo muito rústico e natural mas que vale a pena por sua beleza. Boa opção para banho, com queda d’água baixa e poços rasos.

cachoeira_do_desterro

Cachoeira do Desterro, em Cunha

Reprodução/Cunhatur