Por Meon Em Cruzeiro

O Grande Túnel da Mantiqueira tem papel importante na história de Cruzeiro

Na divisa entre Minas e SP, local foi palco de grandes batalhas na Revolução de 32

cruzeiro_tunel_mg_rev32_2

O Grande Túnel  de Cruzeiro foi construído em 1882 pelo engenheiro Herbert E. Hunt, e inaugurado em 5 de março de 1884, por determinação do Imperador Dom Pedro II, para fazer a ligação entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.  O túnel é de propriedade da Rede Ferroviário Federal S.A., com concessão para a Prefeitura Municipal de Cruzeiro. 

A estrada de ferro foi à última construída pelo Visconde de Mauá. No dia 22 de junho de 1884 ocorreram a inauguração da Estrada de Ferro Minas and Rio e a primeira viagem de trem,  que teve como convidados de honra os imperadores Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina, juntamente com a princesa Isabel, o Conde D´Eu e o Major Novaes, fundador de Cruzeiro.

Por causa das obras do Grande Túnel, o município recebeu a mais importante visita da sua história: em junho de 1882, o Imperador D. Pedro II e sua comitiva visitaram Cruzeiro, com o objetivo de inspecionar as obras de construção da ferrovia.

O túnel foi, também, local estratégico na Revolução Constitucionalista de 1932, na qual foi frente de batalhas e um dos pontos mais visados pela tropas inimigas. Ainda há preservadas na área, valas utilizadas como trincheiras pelos paulistas durante as batalhas contra tropas federais.

O Grande Túnel está localizado na Serra da Mantiqueira, exatamente abaixo da famosa Garganta do Embaú, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, no Km 25 da Via Férrea Centro-Oeste.

O acesso é feito pela Rodovia SP-52, seguindo-se até a Santa imagem de Nossa Senhora Aparecida colocada à margem da Rodovia, na divisa dos estados e, a partir daí, a pé numa trilha de 500m aberta na mata. O Túnel possui 996 metros de comprimento e está localizado a uma altitude de aproximadamente 900 metros.

O Grande Túnel pode ser visitado diariamente, por se tratar de um lugar aberto. As visitas devem ser realizadas durante o dia e, para atravessar o túnel, é recomendado o uso de lanterna. 

cruzeiro_tunel_mg_rev32

Fonte: Prefeitura de Cruzeiro

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cruzeiro

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.