Por Meon Em Cruzeiro

Museu Major Novaes, em Cruzeiro, leva o visitante a uma verdadeira viagem ao século 19

Acervo conta com mais de 900 peças, incluindo mobília e documentos antigos

museu_major_novaes_cruzeiro_turismo_divulgacao_gov_sp_2

O Museu Major Novaes está instalado em um casarão colonial construído em 1815 e possui um acervo especializado em história, composto por 900 peças. Estão expostos peças de mobília, imagens sacras, pratarias, porcelanas, cristais, livros, fotografias, moedas, além de um acervo documental de 250 metros  lineares de documentos de natureza pública e 30 metros lineares de natureza particular, compondo o maior acervo documental da região do Vale do Paraíba.

Localizado no centro do município,  o casarão foi construído pelo Capitão Antônio Dias Teles de Castro, para servir de sede à antiga Fazenda Boa Vista. Também foi residência do Major Manoel de Freitas Novaes, responsável pelo desvio dos traçados das estradas de ferro D. Pedro II (atual Central do Brasil) e Minas and Rio (Centro-Oeste)  para passar em suas terras, fatos que causaram o surgimento do núcleo urbano que deu origem à cidade de Cruzeiro.

Com dois andares, feito de taipa e alvenaria em estilo colonial,  a arquitetura do prédio reflete a opulência econômica do período e as características do modo de vida dos barões do café. Possui amplas janelas, terreiro de secar café e pomar;  uma grande área verde circunda a casa com figueiras centenárias, permitindo ao visitante uma verdadeira viagem ao séc. XIX.

A casa conserva em seu interior móveis, objetos e documentos relacionados à casa do patrono, Major Novaes, de grande prestigio junto à família imperial. O museu possui amplo acervo fotográfico e custódia de grande massa documental produzida pelos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, e os de natureza cartorária de Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Embaú, Silveiras, Jatahy, Sapé, São José do Barreiro, Arapeí, Bananal e alguns de natureza particular. O museu também recebe várias visitas mensalmente de universitários, pesquisadores e museólogos.

O museu fica na rua Dona Tita, 48, no centro de Cruzeiro, e abre de segunda à  sexta, das 8h às 17h e sábado e domingo, das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone: (12) - 3143-4169.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cruzeiro

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.