Envie sugestões para circuitoturisticormvale@meon.com.br

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo

Fio marrom turismo circuito turistico

Conheça Cruzeiro

cruzeiro_vista_aerea_wikipedia

cruzeiro_vista_aerea_prefcruzeiro_1

Cruzeiro, cachoeiras, grutas e picos para amantes da natureza

Classificada como Município de Interesse Turístico, Cruzeiro possui atrativos naturais que poucos conhecem, mas que valem ser incluídos em seu roteiro de viagem. Cachoeiras, grutas, quedas d'águas e paisagens de tirar o fôlego são alguns dos atrativos naturais da cidade, que ainda possui prédio e monumentos que remontam a história da região e do país.

Cruzeiro fica aos pés da Serra da Mantiqueira, o município faz divisa com Lavrinhas, Silveiras, Cachoeira Paulista, Piquete, PassaQuatro (MG), Delfim Moreira (MG) e Marmelópolis (MG).

Entre os atrativos naturais, destacam-se as cachoeiras do Cantagalo, das Três Quedas , da Toca das Andorinhas, e a Véu de Noiva; e também os Picos do Itaguaré  e Focinho do Cão, que são pontos usados por praticantes de voo livre.

A cerca de seis quilômetros do centro do município, estão localizadas as Grutas do Reino Encantado, As grutas foram formadas pelas corredeiras do ribeirão da Água Limpa, que abriram fendas, passagens subterrâneas e cavernas nas rochas, proporcionando um espetáculo de rara beleza. As grutas ficam no bairro da Água Limpa.

A cidade possui uma rica malha hidrográfica e se desenvolveu a beira da ferrovia que ligava os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em uma época importante da produção de café e a rodovia de ferro era o ponto de escoamento da produção dos grãos.

A cidade também guarda alguns prédios históricos do século XIX.  O Museu Major Novaes, também conhecido por Solar dos Novaes, é datado em 1805 e considerado o ponto de partida do início da cidade. Móveis coloniais, como lindas cristaleiras italianas, objetos antigos e documentos históricos fazem parte do belo acervo do museu, que é tombado como monumento histórico.

A Igreja Matriz da Imaculada Conceição, projetada com elementos do barroco e do neoclássico,é o cartão postal da cidade.

O Grande Túnel da Mantiqueira é outro ponto turístico da cidade. Edificado em 1882, foi construído por ordem de D. Pedro II no intuito de ligar os estados de São Paulo e Minas Gerais através da estrada de ferro. Ficou ainda mais famoso após a Revolução de 32, pois foi palco de diversas batalhas.

Fio marrom turismo circuito turistico

História

As rotas comerciais estabelecidas pelos mineiros que demandavam aos portos de Parati e Mambucaba fizeram surgir na região, então conhecida por Embaú, muitas roças dedicadas a fornecer produtos de abastecimento aos tropeiros. Nessa área, o sargento-mor Antônio Lopes de Lavra iniciou, em 1781, a construção da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição do Embaú, concluída seis anos depois.

A povoação que ao lado da capela se formou, os primeiros povoadores passaram a comercializar os produtos locais, logo aumentando o núcleo urbano. Assim, em 1846, foi criada a freguesia e elevada à categoria de Município, em 1871, com o nome de Conceição do Cruzeiro, invocando a Santa Padroeira e o antigo marco divisório, em forma de cruz, construído no alto da serra, entre São Paulo e Minas Gerais.

cruzeiro_tunel_mg_rev32_2

Nesse ano, 1871, a Ferrovia Dom Pedro II, atual Central do Brasil, atingiu a povoação próxima, Santo Antônio do Porto da Cachoeira ( Cachoeira Paulista ); o prolongamento do trecho Paulista, que iniciou-se a partir de São Paulo, passava a oito quilômetros de Conceição do Cruzeiro, não sendo possível alterar seu traçado. Assim, na fazenda Boa Vista, de propriedade de Manoel Freitas Novaes, a Ferrovia instalou uma estação, ao lado da qual se formou um segundo povoado, denominado Estação Cruzeiro. Em 1890, por considerar de utilidade pública, o Governo desapropriou os terrenos compreendidos no distrito policial, criado dois anos antes, totalizando 36,5 hectares.

Raio X

cruzeiro_centro_cultural_rotunda_patrimonio_escadaria_1

Rotunda

Divulgação/PMC

Prefeito
Thales Gabriel Fonseca (2017-2020)

População
População estimada [2017]: 81.724 pessoas
População no último censo [2010]:  77.039 pessoas


Trabalho e Rendimento
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2015]: 3,0 salários mínimos
Pessoal ocupado [2015]: 20.598 pessoas
População ocupada [2015]: 25,4 %

Educação
Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade [2010]: 97,6 %
IDEB – Anos iniciais do ensino fundamental [2015]: 5.8
DEB – Anos finais do ensino fundamental [2015]: 4.5

Economia
PIB per capita [2015]:  R$ 25.923,64
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) [2010]: 0.788

Saúde
Mortalidade Infantil [2014]: 15,86 óbitos por mil nascidos vivos

 
Fonte: IBGE, Prefeitura de Cruzeiro e Instituto Estrada Real

Fio marrom turismo circuito turistico

Banner Circuito Turistico RMVale Turismo

Fio marrom turismo circuito turistico