Doces de Monteiro Lbato Divulgação

Doces expostos na Festa do Doce e Queijo de Monteiro Lobato

Foto: Divulgação/PMML




Quem já passou por Monteiro Lobato e nunca parou para saborear seus doces? Difícil resistir e não parar em um dos seus estabelecimentos para degustar algumas das guloseimas oferecidas na cidade.

As opções vão de doces tradicionais de leite, abóbora, goiaba, rapadura, melado, coco e paçoca de pilão a bolos confeitados e mais sofisticados. E, claro, uma infinidade de compotas artesanais de frutas, entre outras sobremesas de dar água na boca.

O carinho, os sabores e o clima da cidade, ao pé da Serra da Mantiqueira, nos remetem a uma simplicidade mágica que sempre nos faz permanecer mais tempo do que o planejado. É degustação para ser feita ao lado da família, dos filhos e dos amigos.

Essa magia tem explicação.“O doce é uma alquimia, você tem que testar ingredientes, experimentar”, diz Nilza Sene dos Santos, de 73 anos, que costuma difundir suas receitas e incentivar moradores a produzirem doces e bolos. Nascida na cidade, ela foi uma das homenageadas na 6ª Festa do Doce e Queijo, que aconteceu em outubro em Monteiro Lobato.

O evento é uma das iniciativas promovidas pela prefeitura da cidade para valorizar a culinária, fomentar o turismo e movimentar a economia. Além de doces e queijos, a feira conta com exposição de artesanato e atrações musicais, entre outros.

“Muitos produtores não possuem comércio próprio, trabalham em casa, e a festa é uma oportunidade para mostrarem seus doces e queijos para as pessoas da cidade e para os visitantes”, disse Mariana Santos, secretária de Cultura e Turismo de Monteiro Lobato.

Este ano, pela primeira vez, o evento contou com expositores da região.

A festa já virou tradição e atrai muitos visitantes. A aposentada Julia Maria Santos, de 68 anos, saiu de Jacareí e foi a Monteiro Lobato só para participar do evento. “Eu conheci a festa no ano passado. Os produtos são de qualidade, gostei muito, por isso voltei. Comprei compota de frutas e doce de leite para presentear meus filhos que moram em São Paulo”, disse.

Monteiro Lobato 1ª Festa Doce e Queijo Foto Edson  Amaral Meon

Doces e produtos derivados do mel vendidos na Festa do Doce e Queijo de Monteiro Lobato

Foto: Edson Amaral/Meon



 

Festa Literária

Criança fantasiada de Emília na Festa Literária de Monteiro Lobato Foto Divulgação

Criança fantasiada de Emília na Festa Literária de Monteiro Lobato Foto Divulgação

Foto Divulgação/PMML

As crianças terão um motivo a mais para visitar Monteiro Lobato neste mês de novembro, A cidade realiza entre os dias 19 e 24 de novembro, o 10º Festival de Literatura Infantil.

O evento conta com exposição de livros, lançamentos de obras de estudantes da cidade e de escritores da região, palestras e apresentações artísticas.

“É um festival bem bacana, que movimenta bastante a cidade, e tem como intuito fomentar o legado do escritor Monteiro Lobato, fomentar a leitura e proporcionar espaços de cultura para a população e para os visitantes”, afirmou Mariana Santos, secretária municipal de Cultura e Turismo.

A cidade se apresenta como berço da literatura infantil brasileira, por conta do período em que o escritor José Bento Monteiro Lobato viveu na cidade.

Foi em uma propriedade na área rural do município, então chamada de Fazenda Buquira, hoje conhecida como Sítio do Picapau Amarelo, que o autor teria se inspirado para criar personagens inesquecíveis como Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Dona Benta, entre muitos outros.

De acordo com a prefeitura, o Festival Literário também está conectado com os propósitos do projeto “Monteiro Lobato - Cidade Inteligente, Humana e Encantada – 2030”, que busca desenvolver a vocação local para a cultura, literatura e arte, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU (Organização das Nações Unidas).

Elaborada em 2015, a proposta é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas em prol das novas gerações.

Criança fantasiado de Monteiro Lobato na  Fetsa Literária Foto Divulgação

Menino fantasiado de Monteiro Lobato na Festa Literária passada

Foto Divulgação/PMML

Monteiro Lobato 1ª Festa Doce e Queijo Foto Edson  Amaral Meon

Artesanato exposto na festa do Doce e Queijo de Monteiro Lobato

Foto: Edson Amaral/Meon