cerveja_campos_do_jordao_capivari_credito_marco_ankosquimtur

Campos do Jordão realiza festa da cerveja durante feriado prolongado da Provlamação da República

Foto: Divulgação



A cerveja artesanal conquistou, definitivamente, o paladar do brasileiro. O Anuário da Cerveja no Brasil, do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, comprova isso.
Entre 2016 e 2018, o número de cervejarias artesanais no Brasil passou de 493 para 889 fábricas. Somente no ano passado, foram abertas 210 novas cervejarias no país, quase uma nova unidade a cada dois dias.

Alinhadas a este cenário, cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) apostam neste segmento para aquecer a economia, como Ilhabela, Caraguá e Paraibuna, que já promoveram festivais de cerveja este ano.

Já Campos do Jordão deixou para realizar o seu 1º Festival Paulista de Cervejas Especiais entre os dias 14 e 17 de novembro, no Parque Capivari. O evento contará com atrações musicais, palestras e competições. Também no feriado prolongado da Proclamação da República, Santo Antônio do Pinhal realiza a sua 3ª Festa da Cerveja.

A exemplo de Jacareí, além de festivais, algumas cidades estão criando leis para estimular a produção artesanal de cerveja. É o caso de São José dos Campos, onde o vereador Cyborg (PV) elaborou um projeto visando facilitar a instalação de brewpubs. “O objetivo é fomentar a produção da cerveja artesanal em nossa cidade, considerando o crescente gosto pelo produto, e também para potencializar a geração de emprego, da renda e do turismo.”

teste_cerveja_krios_santo_antonio_1_1

Cerveja produzida por Paula Flávia Simionato, de Santo Antônio do Pinhal

Foto: Divulgação



 

Rotas paulistas
O governo de São Paulo lançou em setembro a Rota Cervejeira Paulista, com cinco circuitos turísticos -capital, Campinas e região, Sorocaba, Ribeirão Preto, e Serra da Mantiqueira, que inclui Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. “Temos algumas equações para serem resolvidas, mas com a rota bem estruturada haverá um impacto positivo”, disse Paula Flávia Simionato, dona da Krios Brew Pub e presidente da Associação de Cervejeiros Locais de Santo Antônio do Pinhal. Em parceria com uma agência, o grupo criou um ‘tour’ que inclui traslado e degustação em três cervejarias da cidade.