A abertura oficial do ‘14º Caraguá a Gosto’ aconteceu na noite desta última quarta-feira (31), na Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. O festival gastronômico vai até 8 de setembro. 

Este ano o evento está cheio de novidades. Com recorde de inscritos, a edição 2019 conta com 50 estabelecimentos participantes, e o consumidor poderá votar no prato, no garçom e nos restaurantes por meio do aplicativo Caraguatatuba Oficial, disponível para Android e IOS.

O evento de abertura apresentou dois workshops importantes, voltados a agregar sabores aos pratos dos estabelecimentos participantes. Uma demonstração de peixe curado, com o chef André Otero, e uma aula de combinação de vinhos, com o sommelier Thiago Ribeiro.

“Olhei o cardápio e posso dizer que tenho vinhos que se encaixam em todos os pratos. Em especial o vinho rosé faz uma perfeita harmonização com a culinária do litoral” comentou o sommelier.

Na ocasião, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior destacou a importância desse evento em época de baixa temporada.

“A Prefeitura por si só não consegue gerar empregos diretos. Então, investimos nesses eventos para diminuir a sazonalidade, para que os munícipes, que dependem do turismo, consigam manter o equilíbrio e não sofram tanto neste período do ano”, destacou.

Malu Baracat, secretária adjunta de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba, também destacou a importância do evento para os moradores locais.  

“Este evento veio para mudar a realidade do mês de agosto, para que o comerciante consiga aumentar as vendas e com isso, não reduza as vagas de emprego”, contou.

Quem participa do ‘Caraguá a Gosto’ desde a primeira edição é o comerciante João Caiçara, nativo de Caraguatatuba.

João conta que neste ano participa do evento com dois estabelecimentos, o Caiçara Sushi e o Restaurante Caiçara.

“Faço questão de criar pratos novos para a competição. Acho o evento muito importante para a cidade e tenho visto resultado o ano todo, pois as pessoas voltam para conhecer os pratos do Festival em outros meses também. Acho que o evento é uma forma dos turistas conhecerem novas casas”, comentou.

Confira as categorias e estabelecimentos participantes

Carnes e Aves – Tapera Branca, Quiosque Maré Mansa, O Quintal, Garage Bar, Takher, Bar do Julinho e Gamboa.

Comida de Boteco – Água Doce Cachaçaria, A Cabana Pizzabar, Aí Sim Teles, Camarim Rock Bar, Batatuba, Mala e Cuia, Empadas do Villaça, Espeticho, O Quintal e Ticos Burger

Culinária Internacional – Taller Gastronomia, Kintal do Neno, Espeticho, Nori Sushi, Caiçaras, Kadu Lanches, Alegro Sushi Pizza Bar e Zanfredo.

Frutos do Mar – Mar à Vista, Toca do Robalo, Kiskonofre, Balaio Caiçara, Quiosque Ferragut 46, Ostra & Ouriço, Surfs, Manduca, Mar e Terra, Quiosque Baleia Branca, Guaruçá, Baleares, Gamboa, Bar do Japonês e Caiçaras.

Lanches Artesanais – Kadu Lanches, Zanfredo, Rei Burgers, Santo Suco, Guará Burguer, La Costa Café, Ticos Burger, Camarim Rock Bar, Bangabô, Garage Bar e Resenha’s.

Pizzas – Japa Pizza, Alegro Sushi Pizza Bar, Officina das Pizzas, Pizzaria do Neno, Resenha’s, Toca do Robalo e Aí Sim Teles.

Sabores de Praia – Quiosque Canto Bravo, Kiskonofre, Quiosque do Marquinhos, Quiosque Ferragut 46 e Bar do Japonês.

Sobremesas – Açaí JCR, Docas Açaí, Sodiê Doces, Bangabô,  Allegro, Café D’ary, Balaio Caiçara, Santo Suco, Officina das Pizzas, Baleares e La Costa Café.