No fim de tarde desta última quarta-feira (31), o renomado chef de cozinha Roberto Ravioli abriu a 14ª ‘Caraguá a gosto’com uma aula show, na Praça da Cultura.

O evento aconteceu em uma privilegiada vista, de frente para o mar da praia do Centro, em Caraguatatuba.

O público presente pode conferir, ao vivo, as dicas do chef que faz muito sucesso em suas participações no programa É de Casa, da Rede Globo.

A aula show contou com a presença do prefeito Aguilar Junior (PMDB) e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar, que presenteou Ravioli com um avental produzido pelo órgao público.

Muito animadas, as cozinheiras e servidoras das escolas municipais de Caraguatatuba chegaram cedo ao local e garantiram lugar já na primeira fila.

Em entrevista ao Meon, Roberto Ravioli contou que mais cedo almoçou com o prefeito Aguilar Junior na escola municipal Euclides Ferreira. O chef foi só elogios para a comida preparada pelas merendeiras.

“Foi um almoço maravilhoso, só me lembro de ter visto panelas tão brilhantes quando inaugurei meu restaurante. Cheguei a pensar que haviam comprado panelas novas só pra me receber”, brincou Ravioli ao elogiar a limpeza da cozinha.

Sobre a culinária caiçara, o chef destacou que a gastronomia do litoral paulista é bem avaliada por ele.

“O camarão, a pupunha, a bananeira, o peixe, acho tudo muito gostoso. Na cidade de São Paulo temos poucos restaurantes assim. A gastronomia caiçara tem suas características bem definidas, e uma boa colocação na culinária brasileira”, elogiou.

Para o chef, a mulher brasileira é por natureza uma boa cozinheira.

 “Gosto da simplicidade. Quanto mais simples melhor. A mulher brasileira sabe preparar pratos saborosos com poucos ingredientes”, destacou.

Questionado sobre um prato especial que represente uma memória afetiva, Ravioli  lembrou-se das refeições preparadas pela mãe durante a infância dele.

“Minha mãe fazia uma milanesa com batata frita imbatível. Nós descendentes de italianos, temos uma culinária muito humilde, mas feita com muito sabor. Lembro-me muito de uma sopa de peixe que ela fazia. Quando tomava essa sopa era como receber um abraço”, confessou. 

Prato do chef

 Durante a aula show, Roberto Ravioli cozinhou para o público um Pappardelle com ragu de linguiça,cogumelos e erva doce. O prato foi preparado ao vivo com transmissão por dois telões.

A massa foi preparada na hora e a na finalização o molho ganhou generosas porções de queijo, mantendo a tradição, que já é uma marca do chef.   

Ravioli comentou que usa muito esta receita em suas viagens. “Ela é prática e dá certo”, revelou.

A equipe do Meon provou o prato e a avaliação foi unânime: “delicioso!”