Por Meon Em Campos do Jordão

Mostra permanente da Casa da Xilogravura tem mais de 100 obras de artistas brasileiros

Espaço cultural promove oficinas, palestras e cursos

casa_da_xilogravura_campos_do_jordao

A Casa da Xilogravura é um museu privado que expõe e preserva a arte da xilogravura - gravuras feitas por meio da impressão sobre o papel (ou outro suporte) de uma matriz entalhada em madeira. Inaugurada em 1987, a Casa funciona num prédio construído em 1928, que abrigou um mosteiro de freiras beneditinas.  A Casa da Xilogravura promove também palestras, encontros, cursos e outros eventos culturais, e oferece atelier xilográfico, oficina tipográfica e biblioteca especializada.

O visitante pode ver, em vídeo ou ao vivo, como são feitas as xilogravuras.  Pode também apreciar, na Mostra Permanente de Xilogravuras centenas de obras de xilógrafos brasileiros, bem como de artistas da China, Inglaterra, Coréia, Japão, França, Sudão, Espanha, Tailândia, Itália, etc., e gravuras utilitárias (tarô xilográfico, rótulos, ex-libris, cordel, etc.), que pertencem ao acervo do Museu, que é composto por milhares de peças criadas por cerca de 400 artistas.

 A exibição permanente do acervo inclui também a mostra “A Magia da Multiplicação”, que explica a relação da xilografia com os outros ramos da multiplicação gráfica e expõe obras e equipamentos para estereotipia, tipografia, linotipia, linóleo, calcografia, rotografia, litografia, offset, serigrafia, estamparia, etc.

Oficina

Desde o ano de 2009, o Museu exibe em outras três salas uma oficina tipográfica de composição manual, invenção desenvolvida por Gutenberg a partir da técnica xilográfica. Essa oficina está totalmente restaurada e imprime peças artísticas da Casa da Xilogravura. Por meio de painéis e materiais exibidos em vitrines, os visitantes são informados a respeito da técnica de impressão tipográfica.

História - Há ainda outra mostra permanente: “Um pouco da história deste museu" , que exibe documentos, textos e fotos para explicar como surgiu e como cresceu a Casa da Xilogravura, relatando os eventos e mostras realizadas ao longo de seus anos de existência.

Memorial do Chiquinho

No jardim da Casa da Xilogravura há um pequeno monumento de concreto que marca o local onde está enterrado o cão Chiquinho. O animal  inspirou o logotipo da Editora Mantiqueira, grande colaboradora do Museu Casa da Xilogravura, pois é o “narrador” de uma série de livros de viagem – a série “Patas” – por ela editados. Foi também biografado no livro “Vida de Cachorro – biografia não autorizada”, este e a série "Patas" de autoria de Antonio F. Costella.

Lojinha

Na lojinha do Museu, os visitantes podem comprar: gravuras de variados artistas; ferramentas, madeiras e outros materiais para fazer xilogravuras; livros, inclusive especializados, vide www.editoramantiqueira.com.br; e variadas lembranças, tais como cartões postais, camisetas, bolsas, artesanato, etc.

Horário de Funcionamento:

Quinta a segunda: das 9h às 12h/14h às 17h 

(em Dezembro permanece fechado do dia 1° ao dia 25)

Endereço: Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295, Jardim Jaguaribe, Campos do Jordão - SP, 12460-000

Contato: (12) 3662-1832

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Campos do Jordão

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.