Por Meon Em Cachoeira Paulista

Listamos 10 pontos que você deve conhecer ao visitar Cachoeira

Cidade do Circuito Religioso mantém algumas construções históricas

Listamos 10 lugares que você não pode perder ao visitar Cachoeira Paulista. A cidade faz parte do Circuito Religioso,  principalmente por sediar a Canção Nova, e ainda guarda requícios do século XIX e uma linda cachoeira. Veja abaixo como aproveitar melhor o seu passeio pela cidade:

projeto_bondinho_em_cachoeira_281_29

Do mirante Padre Léo, é possível ter uma vista privilegiada de Cachoeira Paulista e parte da RMVale

Nome do fotógrafo

1- Mirante  Padre Léo
O Mirante Padre Léo foi construído na parte mais alta da cidade no ano de 2010. Em área  privilegiada da cidade, se localiza no bairro Jardim da Fonte e oferece belíssima vista para a  Serra da Mantiqueira, parte do Vale do Paraíba, toda a cidade e seus diversos pontos turísticos. O nome é uma homenagem ao Padre Léo (Tarcísio Gonçalves Pereira), que durante anos atuou no sistema de comunicação da Canção Nova em Cachoeira Paulista, atraindo milhares de pessoas à cidade para participar dos “Acampamentos de Oração” que conduzia  com maestria.

 

2- Canção Nova
É uma comunidade católica brasileira fundada pelo Monsenhor Jonas Abib no ano de 1978, seguindo as linhas da Renovação Carismática Católica. Ocupa uma área de 372 mil m2 e conta com sistema de rádio e televisão de longo alcance, estendendo-se a outros países. A Canção Nova conta com um estádio coberto em sua sede, o Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Moraes, com capacidade para receber cerca 80 mil pessoas

O local abriga o Santuário Pai das Misericórdias. O interior do prédio em tons claros é trabalhado em madeiras, pedras e alguns detalhes dourados. Ganha destaque o mosaico e os vitrais nas laterais, elementos importantes na arquitetura, seguem formas orgânicas e simples, que enfatizam a verticalidade e o caminho de ascensão ao céu. Os vitrais são coloridos e formam belos efeitos de luz.

cachoeira_paulista_cancao_nova_pieta_santuario_senhor_misericordia

Pietá no Santuário Santuário Pai das Misericórdias

Divulgação/Portal CN





























3- Santuário Nacional de Santa Cabeça
O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Santa Cabeça tem suas origens por volta do ano de 1829 quando dois homens pescavam no rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora.

4- Estação Ferroviária da Central do Brasil
A cidade de Cachoeira Paulista, no interior do Estado de São Paulo, abriga aquela que foi considerada uma das mais magníficas construções ferroviárias da história deste país. Embora, atualmente encontre-se completamente abandonada, a Estação de Cachoeira Paulista ainda exibe traços da bela arquitetura empreendida na época de sua construção.

Inaugurada em 1875 (ou 77), a Estação ferroviária de Cachoeira Paulista marcava o ponto de encontro entre dois importantes ramais ferroviários do Brasil: a Estrada de Ferro do Norte (também conhecida como Estrada de Ferro São Paulo – Rio)e a Estrada de Ferro Dom Pedro II, que vinha desde a cidade do Rio de Janeiro.  (bitola larga 160).

A construção da Estação veio atender às demandas daquele meio urbano que era depósito regional da produção de café e seu produto exportado para a Corte. Construída, a partir do projeto do Engenheiro Newton Bennton, o edifício da estação coube ao ecletismo impostos às soluções arquitetônicas, características da época.

5- Pontilhão de Ferro da antiga RFFSA
O Pontilhão de Ferro sobre o rio Paraíba do Sul foi inaugurado em 15 de maio de 1893,, foi construído pelo  engenheiro Newton Benaton.

6- Prédio do antigo Teatro Municipal de Cachoeira Paulista
Foi inaugurado em 1883, sendo um dos mais antigos do país. Neste local forma promovidos eventos de grandes compositores de óperas e serviu de palco para o grande compositor Vila Lobos.

7- Usina Hidrelétrica da Serra da Bocaina
Uma das primeiras usinas hidrelétrica do Estado. Foi construída em 1912 e ainda se encontra em funcionamento.

represa_da_usina_hidreletrica_fotos_turismo_cachoeira_10

Usina hidrelétrica de Cachoeira Paulista foi uma das primeiras do Estado

Divulgação/PMCP

























8- Parque Ecológico Nelson Lorena

ompreende uma área de 15.230 m2, com parque infantil, fauna aquática e flora, quatro lagos, um vagão antigo usado como espaço cultural e quiosques. É mantido pela Prefeitura Municipal. A Casa do Artesão está situada dentro do Parque, e expõe trabalhos dos artesãos do município. Também se encontra no Parque o Museu Doutor Costa Junior.

9 -  Museu Doutor Costa Junior
Localizado no Parque Ecológico Nelson Lorena, o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Costa Jr. possui em seu acervo documentos e objetos da Revolução Constitucionalista de 1932, além de conter documentos e objetos folclóricos da cidade e região, inclusive mobílias antigas.

10- Cachoeirão da Bocaina
Localizada no Rio Bravo, com 80 m de extensão e um desnível de 20 m, o Cachoeirão da Bocaína é adequado para camping e piquenique. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cachoeira Paulista

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.